Monitoramento, vigilância e prevenção a assédios e outros crimes. Pensando na segurança viária dos usuários do transporte público urbano, a Prefeitura de Fortaleza conta com o Nina 2.0, o Desembarque Especial e a Parada Segura.
Lançada em setembro de 2022, a ferramenta de mapeamento de denúncias de assédio sexual no transporte público, Nina 2.0, recebeu 172 denúncias no primeiro semestre deste ano. Os dados são do último relatório semestral da plataforma, lançado no final do mês de junho. As denúncias são totalmente sigilosas e ficam registradas de forma anônima. Ao todo, já são contabilizadas 339 denúncias desde o lançamento.
Outro projeto de segurança é o Parada Segura, lançado em 2022. Os pontos de Parada Segura recebem câmera de videomonitoramento, wi-fi, reforço na iluminação, acessibilidade e ações de segurança cidadã para garantir mais proteção aos usuários de transporte público.
Desembarque seguro
Pensando na segurança urbana dos usuários do transporte público urbano, a Prefeitura de Fortaleza informa que é um direito dos passageiros o desembarque no local indicado por esses, independente dos locais de parada obrigatória e desde que por dentro da rota do coletivo. De acordo com a Lei municipal nº 9170/2007, a medida vale para o horário especial, compreendido entre 23h e 5h da manhã do dia seguinte.
Fotos: Reprodução / Fonte: PMF