A menstruação é um processo natural. No entanto, muitas meninas e mulheres ainda não têm acesso à absorventes, algo que pode ocasionar evasão escolar e desemprego. Para combater isso, unidades credenciadas no programa Farmácia Popular ofertarão absorventes gratuitos para a opulação em situação de vulnerabilidade social.
Para ter acesso é necessário ser inscrita no Cadastro Único (CadÚnico). Basta apresentar um documento de identificação pessoal com número do CPF; e Autorização do Programa Dignidade Menstrual, em formato digital ou impresso, que deve ser gerada via aplicativo ou site do Meu SUS Digital (nova versão do aplicativo Conecte SUS) com validade de 180 dias. Pessoas que não conseguem emitir a autorização digital devem procurar uma unidade básica de saúde (UBS).
A aquisição de absorventes para menores de 16 anos deve ser feita pelo responsável legal. O benefício é voltado para grupos que vivem abaixo da linha da pobreza, matriculados em escolas públicas, em situação de rua ou em vulnerabilidade extrema. A população recolhida em unidades do sistema prisional também será contemplada.
Garantir o acesso à dignidade menstrual é fundamental no combate às desigualdades!
Em caso de dúvida, Disque Saúde 136.
Fotos: Reprodução / Fonte: CMFOR
Pátio Hype