10 filmes intensos e difíceis de ver e rever

Entretenimento|Listas
Filmes intensos

Seja comédia, drama ou terror, todo mundo tem aquele filme favorito que adora ver e rever várias vezes. No entanto, alguns filmes são tão pesados que fica difícil assistir mais uma vez. E olhe que nem sempre é um filme de horror ou algo sangrento: são tramas densas, histórias reais e diversos fatores que tornam esses filmes intensos demais para ver de novo. Dá uma conferida na lista e diga se você concorda:

01. Midsommar, intenso e surpreendente

Dirigido por Ari Aster, a produção é considerada uma das mais perturbadora dos últimos anos. Ele subverte uma característica típica nos filmes de terror: a trama inteira acontece em plena luz do dia. A história mostra um casal e seus amigos que viajam para um festival na Suécia. No entanto, rituais macabros e acontecimentos bizarros transformam a festa em um completo horror. Disponível no Prime Video.

02. Carandiru mostra que o Brasil também produz filmes intensos

O clássico do cinema brasileiro mostra o trabalho do Dr. Dráuzio Varella naquele que já foi o maior presídio da América Latina. Dirigido por Hector Babenco, o longa mostra a dura realidade do sistema carcerário do Brasil, com toda sua violência e precariedade, culminando com a famosa – e desastrosa – ação policial que resultou na morte de centenas de presos. Disponível na Globoplay, Netflix, Apple TV+ e Amazon Prime Video.

03. O Labirinto do Fauno: bonito e extremamente intenso

Guillermo Del Toro mostra toda a sua habilidade para criar dramas de terror intensos nesta produção extremamente rica – porém difícil de ver mais de uma vez. Ambientado em plena Guerra Espanhola, ele narra a história de uma jovem órfã cuja mãe está grávida de um militar de alta patente, que as leva para uma base militar. Em meio a esse cenário de insegurança, ela conhece um misterioso ser da floresta, que a conduz a uma jornada mítica e dolorosa.

04. A Sociedade da Neve, um dos filmes intensos mais novos da lista

Lançado em 2023, A Sociedade da Neve narra a história real de um grupo de jovens jogadores de rúgby que viajam no Uruguai para o Chile a fim de participar de uma competição. No entanto, o voo em que eles estavam cai nos Andes. Começa então um período de 72 dias no qual eles enfrentam o frio, os ferimentos e o medo da morte precisando enfrentar até mesmo o impensável. Original Netflix.

05. O Poço, uma dura e cruel distopia

Outra produção espanhola aparece na lista. Disponível na Netflix, o longa mostra uma prisão vertical, onde aqueles que vivem nos andares superiores recebem a melhor comida enquanto os do nível mais baixo recebem nada mais do que as sobras. Contanto, quando os inferiores se unem em uma rebelião, os problemas começam.

06. Ninfomaníaca – Vol I dispensa apresentações

Disponível na Globoplay, Apple TV+ e Amazon Prime Video, o longa de Lars Von Trier causou grande polêmica ao ser lançado em 2013. Ele conta a história de Joe, uma jovem que é espancada e abandonada atrás do apartamento de um homem. Ele a acolhe e Joe, então, lhe conta uma história repleta de sexo e violência explicando o porquê dela se assumir uma ninfomaníaca.

07. O Menino do Pijama Listrado – e todos os filmes sobre a 2ª Guerra, na verdade

Difícil fazer uma lista com filmes intensos e não listar nenhuma produção que fale sobre algo tão cruel quanto a 2ª Guerra Mundial e o Holocausto. Em O Menino do Pijama Listrado, um garoto de 8 anos se muda para a área próxima ao campo de concentração no qual seu pai trabalha. Explorando a região, ele conhece um outro garotinho, com quem passa a desenvolver uma amizade sem saber dos perigos que os rodeiam. Disponível na Netflix.

08. Doce Vingança não é para os fracos

Jennifer Hills é uma jovem escritora que vai para uma cabana em meio a floresta a fim de se concentrar no seu próximo livro. No entanto, um grupo de homens invade o local e passa a abusar repetidas vezes da jovem. Ela consegue escapar da casa e planeja uma vingança ainda mais brutal que os crimes que eles cometeram com ela. Disponível na Globoplay e Prime Video.

09. Irreversível, um clássico francês difícil de digerir

A produção com ares de filme cult também gerou muita polêmica quando foi lançado, com muita gente abandonando as salas de exibição. Ele narra a história de uma jovem que é agredida e violentada. Seu namorado, então, entra em uma caçada frenética, violenta e sedenta de vingança em busca dos culpados.

10. Bicho de Sete Cabeças, outro sucesso do cinema nacional

Igualmente difícil de assistir é Bicho de Sete Cabeças. A produção, disponível na Netflix, mostra a realidade dos usuários de drogas e das clínicas psiquiatras brasileiras. Rodrigo Santoro vive um jovem que é internado por seus pais em um manicômio após eles encontrarem um cigarro de maconha. No entanto, o jovem passa por experiências desumanas ao enfrentar o sistema manicomial brasileiro.

Você já viu e reviu algum destes filmes intensos?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter