O Brasil segue se preparando para um eventual show de Madonna nas areias de Copacabana, no Rio de Janeiro. A eterna Rainha do Pop é a voz por trás de muitas das músicas mais icônicas do estilo musical. Mas Madonna não é conhecida apenas por suas músicas. Em seus videoclipes, ela já abortou temas como feminismo, sexualidade, política e até mesmo religião, ou seja, se tem alguém com vários clipes polêmicos na carreira, é ela. E a gente relembra alguns deles a seguir:
Like a Prayer
Falar em clipes polêmicos é basicamente, lembrar do vídeo de Like a Prayer na hora. Isso porque o vídeo – e a canção – causaram muito na época de seu lançamento, principalmente pela imagem de um Jesus Cristo negro, que desce do altar e beija a cantora. Vale destacar que até o Vaticano condenou esse trabalho.
Like a Virgin…
Uma música que fala “Como uma virgem…” lançada em plenos anos 1980 já seria o suficiente para levantar polêmicas. Mas não satisfeita, Madonna gravou o clipe de Like a Virgin vestida de noiva em algumas cenas e o homem disfarçado de leão que a espiona só aumentaram ainda mais o clima de sensualidade que, na época, não deixou os pais dos adolescentes lá muito felizes…
Papa Don’t Preach
Outro clipe que deixou muito pai preocupado foi este. Na canção, Madonna debatia – ainda que superficialmente – o aborto, e no clipe, mostrava o desespero de uma adolescente grávida que buscava a aprovação e a orientação do pai. Um dos clipes e canções mais marcantes da carreira da cantora.
Justify My Love
Dos clipes polêmicos de Madonna, esse chegou a ser recusado pela MTV. Na trama, a cantora percorre os corredores de um hotel com uma maleta na mão e, através de frestas nos quartos, ela vê pessoas em posições para lá de sensuais. Até que ela encontra um homem e os dois entram em um quarto. Até que, para o terror dos religiosos, quando ele abre a camisa, diversos crucifixos podem ser vistos em seu pescoço…
Erotica
O título da canção já dispensa comentários, certo? Assim como Justify My Love, Erotica também não foi exibido pela MTV, mas é um dos preferidos dos fãs da cantora.
Open Your Heart
A canção até parece fofinha, mas o videoclipe… Nele, Madonna interpreta uma stripper que enlouquece os homens com sua dança. Contudo, há um menino que quer muito entrar para ver o show – mas não pode pela sua idade. Ao final da apresentação, Madonna deixa a boate com a criança e chega a beijá-lo. Mais polêmico que isso, é difícil!
What It Feels Like for a Girl
A canção, lançada já nos anos 2000, possui uma letra carregada de feminismo. Esse já foi um motivo forte para chamar a atenção dos fãs. No entanto, no clipe, Madonna aparece levando uma senhora para uma aventura noturna, repleta de emoções.
American Life
Este talvez seja um dos clipes mais marcantes da carreira recente de Madonna. Nele, o que começa como um desfile de roupas com estampa camuflada se transforma em uma guerra sangrenta, com o público achando que tudo aquilo fazia parte do espetáculo. Em 2023 foi lançada uma versão do vídeo chamada “corte do diretor”, que remove a polêmica cena em que uma granada é lançada e pega no ar por um homem parecido com George Bush.
Girl Gone Wild
Lançado em 2012, o vídeo mostra que Madonna não é a Rainha do Pop à toa. Aos 50 anos de idade, ela mostra todo seu potencial de dança em um vídeo que esbanja eroticidade, homens seminus e BDSM com toques de religiosidade, claro!
God Control
A música é recente e o vídeo, também. God Control é um dos clipes mais marcantes e impactantes de Madonna. O clipe começa com a mensagem afirmando “A história que você está prestes a ver é muito perturbadora. Mostra cenas gráficas de violência armada. Mas está acontecendo todos os dias. E isso tem que parar.” E as cenas se desenrolam em um velório de pessoas que morreram após um tiroteio em uma discoteca. A crítica contra as armas de fogo é pesada.
Qual desses hits será que Madonna apresentaria em um show no Brasil?
Fotos e vídeos: Reprodução