A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) permite identificar uma deficiência que quase nunca se percebe pela aparência. Mas você sabe como garantir esse documento?
A carteira é emitida gratuitamente pela Prefeitura de Fortaleza, conforme o Decreto Municipal nº 15.399. O cadastro pode ser feito pelo próprio interessado (caso seja absolutamente capaz), pelo seu tutor (em caso de incapacidade relativa) ou pelo seu curador (em caso de incapacidade absoluta).
O documento é expedido no prazo de até 30 dias, após a entrega da requisição e terá validade de cinco anos, devendo ser atualizado os dados cadastrais. A partir disso, ao ser apresentar a carteirinha torna-se obrigatório o acesso prioritário em todos os serviços públicos e privados.
Não deixe de fazer! As carteiras de identificação têm como objetivo inibir atitudes ou comportamentos que impeçam ou prejudiquem a participação social da pessoa com deficiência em igualdade de condições e oportunidades. Acesse o link e confira todos os detalhes!
Fotos: Reprodução / Fonte: PMF