Mobilidade urbana: Veja como Fortaleza está reduzindo os acidentes de trânsito com a readequação da velocidade!

Acontece|Cidade|Fortaleza

Você sabia que uma pequena redução no limite de velocidades em ruas e avenidas de grandes cidades pode causar grandes impactos e salvar muitas vidas? 

Na matéria especial de hoje, vamos mostrar como A Prefeitura de Fortaleza vem adotando políticas públicas de segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes com severidade e mortes no trânsito, que tem levado à Capital ao 9º ano consecutivo de redução de mortes no trânsito!

A política de readequação de velocidade de 60 para 50km/h é uma delas e é adotada no mundo inteiro, já tendo estudos que comprovam a sua eficácia. 

Exceder o limite de velocidade permitido é apontado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o fator responsável por uma a cada quatro mortes no trânsito. Por conta disso, a própria instituição recomenda que a velocidade máxima das vias urbanas seja de 50 km/h.

Um levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) aponta a redução de 68,1% na média de acidentes com mortes em ruas e avenidas de Fortaleza que tiveram a velocidade máxima readequada para 50 km/h. O estudo, atualizado no ano passado, teve como base 16 vias cuja readequação foi implementada há mais de 12 meses.

Ainda de acordo com a análise, o quantitativo de sinistros com vítimas lesionadas caiu 18,9%. Já os atropelamentos diminuíram 29,7% e o de sinistros gerais, 23,3%. 

As avenidas Presidente Castelo Branco, General Osório de Paiva, Francisco Sá, Augusto dos Anjos, Frei Cirilo, Coronel Carvalho, Gomes de Matos, Dom Luís, Abolição, Santos Dumont, Historiador Raimundo Girão, Monsenhor Tabosa e Antônio Sales, e as ruas Dr. Justa Araújo, Alberto Magno e Governador João Carlos serviram como base para o levantamento.

RECONHECIMENTO E PRÊMIOS

Em virtude do avanço da política pública de readequação da velocidade em vias públicas e dos resultados obtidos, Fortaleza venceu a categoria “Iniciativas em favor da segurança viária” do Prêmio Parque da Mobilidade Urbana. A comenda, concedida no ano passado, é uma realização da Plataforma Connected Smart Cities em parceria com o Mobilidade Estadão e enaltece projetos em favor da mobilidade ativa e que priorizam a redução de acidentes.

REFERÊNCIAS MUNDIAIS

Países bem-sucedidos na redução do número de acidentes priorizaram a velocidade segura como uma de suas estratégias. Em 2014, Nova York decidiu reduzir pela primeira vez na sua história o limite de velocidade para 40 km/h em cerca de 90% das vias da cidade e alcançou, a partir disso, queda de 25% nas fatalidades.

Na Noruega, Oslo implementou 30 km/h em áreas escolares e, em alguns casos, proibiu o tráfego de carros nesses locais. Em 2019, nenhum pedestre ou ciclista foi vítima de acidente fatal na cidade.

Na Espanha, depois de uma alta na morte de pedestres, ciclistas e motociclistas em 2019, as autoridades anunciaram o plano de reduzir o limite padrão de 50 km/h para 30 km/h. O parlamento holandês aprovou medida semelhante e espera uma queda de 22% a 31% das mortes e lesões no trânsito.

Bons resultados

Fortaleza possui atualmente cerca de 60 vias com velocidades readequadas de 60 para 50 km/h e tem se destacado internacionalmente quanto à segurança viária devido à implementação de políticas públicas eficazes que trabalham a partir dos pilares da educação, sinalização e fiscalização.

A cidade é uma das primeiras capitais brasileiras a instituir o Plano Municipal de Segurança no Trânsito, em junho de 2022, com o objetivo de institucionalizar e aperfeiçoar as políticas de prevenção a acidentes, assegurando que os avanços obtidos sejam continuados e a taxa de óbitos no trânsito caia para a metade no prazo de dez anos.

Além da readequação da velocidade nas vias e fiscalização, são exemplos de ações que estão contribuindo com um trânsito mais seguro a criação de zonas de moderação de tráfego, a promoção do transporte público coletivo e de meios não motorizados de transporte, o incentivo ao uso de capacete por parte dos motociclistas e ações educativas que visam melhorar o comportamento dos condutores!

FAÇA SUA PARTE!

Quer colaborar para a redução de acidentes de trânsito em Fortaleza?? Pratique algumas dicas simples:

  • Respeite os limites de velocidade em ruas e avenidas!
  • Se você for motoqueiro ou ciclista, não deixe de usar sempre o  capacete!
  • Dê sempre preferência aos pedestres, respeitando as faixas de pedestres, calçadas e ciclovias! 

E aí? Pronto para aderir e respeitar os novos limites de velocidade da terrinha e salvar muitas vidas? Fica a dica! 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter