Não faz muito tempo que o mundo do xadrez e dos enxadristas se popularizou devido a série O Gambito da Rainha, da Netflix. No entanto, no último final de semana, a vida real se mostrou ainda mais intrigante que a ficção com o caso de uma jogadora de xadrez disposta a tudo para vencer uma partida – inclusive, envenenar a própria adversária!
O caso foi protagonizado por Amina Abakarova, uma jogadora de xadrez da Rússia de 40 anos. Um vídeo que começou a circular a na internet mostra a enxadrista mexendo no tabuleiro que seria utilizado em sua partida contra Uamyganat Osmanova, sua oponente no Campeonato de Xadrez do Daguestão. Pois bem, as imagens foram registradas cerca de 20 minutos antes do início da partida entre as duas.
De acordo com o portal Uol, Amina chegou a perguntar sobre o sistema de câmeras de segurança e se elas estavam ligadas. A organização do evento, no entanto, teria dito que o sistema não estava funcionando. Em seguida, as imagens captam a russa mexendo nas peças e depositando uma substância nelas.
Veja o vídeo da jogadora de xadrez
Uma jogadora de xadrez na Rússia confessou ter envenenado o tabuleiro de uma rival de infância para se vingar. A mulher de 40 anos foi flagrada por imagens de câmeras de segurança horas antes da partida. A vítima ficou doente após o jogo e sofreu náuseas e tontura. pic.twitter.com/MkCOGAG8Vc
— O Tempo (@otempo) August 8, 2024
Pois bem, acredita-se que a substância depositada nas peças tenha sido mercúrio retirado de um termômetro quebrado. Osmanova começou a sentir náuseas e tontura e foi prontamente levada ao hospital, onde se constatou que a provavelmente a enxadrista havia sido envenenada.
O mercúrio, quando em contato com o organismo, causa danos ao sistema nervoso, digestivo e imunológico. Além disso, a substância também é corrosiva para a pele e olhos. A jogadora de xadrez russa foi presa e pode ficar na cadeia por até três anos.
Que bizarro!
Fotos e vídeos: Reprodução