As cirurgias robóticas são menos invasivas, causam menos dor e deixam cicatrizes menores. Durante o procedimento, há menor risco de sangramento e infecções, o que permite uma recuperação mais rápida. E é para levar esses benefícios para a população que Prefeitura de Fortaleza será a primeira capital do Norte e Nordeste a realizar cirurgias urológicas com o uso de robótica.
Os procedimentos serão realizados em etapas a partir de outubro, contemplando pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Na primeira etapa, 45 homens com câncer de pênis serão submetidos à Linfadenectomia Inguinal Laparoscópica Assistida por Robô. Os pacientes já estão cadastrados na Central de Regulação do Município, aguardando a cirurgia. Já na segunda etapa, a tecnologia será ampliada para cirurgias em outras especialidades, fortalecendo a linha de cuidados oncológicos.
A iniciativa foi formalizada por meio do convênio firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC). Uma ação da Prefeitura de Fortaleza que amplia os recursos destinados à oncologia, garantindo atendimento oportuno aos pacientes cearenses.
Câncer de pênis
O câncer de pênis é um dos tipos mais raros na urologia, com maior incidência em homens com mais de 50 anos, embora possa atingir jovens. Por esse motivo, a população precisa estar ciente das principais causas da doença, como higiene inadequada, infecção pelo Papilomavírus (HPV) e estreitamento do prepúcio (fimose), além das formas de prevenção. Previna-se!
Fotos: Reprodução / Fonte: SMS