Propagandas marcantes de Washington Olivetto, que morreu no final de semana

Curiosidades
Washington Olivetto

O mundo da publicidade brasileira perdeu uma de suas grandes mentes no último final de semana. Washington Olivetto faleceu no domingo (13), em decorrência de uma pneumonia. Considerado um dos melhores publicitários de todos os tempos, Olivetto foi o responsável por criar alguns dos comerciais mais icônicos da televisão brasileira, principalmente durante as décadas de 1980 e 1990. Então, é claro que em homenagem a ele, vamos relembrar alguns a seguir:

Primeiro Sutiã, um dos maiores trabalhos de Washington Olivetto

O comercial para a marca Valisère foi lançado em 1987 e entrou para a lista dos 100 maiores vídeos publicitários do mundo. A propaganda, que ganhou um Leão de Ouro no Festival de Cannes. Mas aqui entre a gente que passou dos 35: realmente essa propaganda se tornou emblemática, não foi?

Adivinha quem criou o Garoto Bombril?

Então, se por anos você se divertiu com as propagandas da Bombril, é a Washington Olivetto a quem você deve agradecer. O primeiro comercial foi ao ar em 1978 e Carlos Moreno, ator da propaganda, trabalhou nele até 2004 sem parar. Após alguns anos afastado, ele voltou em 2006 e, a partir de então, esporadicamente um novo vídeo era lançado. O último saiu em 2019 e, com isso, a campanha entrou para o Livro dos Recordes como a de maior tempo de permanência no ar do mundo.

O cachorrinho da Cofap era um dos favoritos de Olivetto

Se ainda hoje você conhece alguém que chama o cachorro salsicha de “Cofap”, saiba que é tudo culpa de um comercial dos anos 1990. E o próprio Olivetto já falou em entrevista que esse foi uma das propagandas que ele mais achava divertida.

Lembra do DDD da Embratel? Era do Washington Olivetto!

Quem nasceu na era do celular não deve nem saber, mas houve um tempo em que diferentes operadoras de telefone “brigavam” pela preferência do consumidor na hora de fazer chamadas de longa distância em telefones fixos. E uma das propagandas mais icônicas sem dúvidas foi a do DDD da Embratel.

Mente criativa por trás dessas e de outros inúmeros comerciais impossíveis de listar em uma matéria apenas, Washington Olivetto ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes, apenas na categoria filmes. Além disso, ele é o único latino-americano a ganhar um Clio Awards, em 2001. Por fim, Olivetto está entre os 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media Internacional e além de receber duas vezes o prêmio de publicitário do século pela ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade).

Qual seu comercial favorito dele?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter