“A música cearense ficou um pouco mais triste neste final de semana com o anúncio da morte do cantor e compositor Babau do Pandeiro na última sexta-feira (25). O termo meme” ou mesmo “viralizar” ainda nem existiam como entendemos hoje e Babau do Pandeiro já era dono do hit de milhões!
“O cearense ficou famoso por suas marchinhas de Carnaval e músicas de São João com letras para lá de divertidas e que, ainda hoje, garantem o sorriso de quem acompanhou os versos do compositor no início dos anos 2000. A notícia do falecimento do cantor foi divulgada pela própria família por meio das redes sociais de Babau do Pandeiro. Babau foi um dos primeiros memes da música brasileira na internet e a repercussão midiática das suas músicas, sempre com tom humorado, levaram ele a um estrondoso sucesso durante a primeira e segunda década de 2000. (…) Aos fãs, familiares e amigos compartilhamos o nosso pesar”.
Ainda de acordo com a postagem, ele já vinha sofrendo com problemas de saúde e estava afastado dos palcos. No entanto, a nota não detalhou os motivos que levaram Babau a falecer.
Os grandes hits de Babau do Pandeiro
José Maximiano, mais conhecido como Babau do Pandeiro, era natural de Sobral e trabalhava em uma banca de jogo do bicho no centro de Fortaleza. Babau do Pandeiro se tornou sucesso na capital cearense após lançar seu primeiro disco, em 2006, inteiramente com músicas de sua própria autoria. O primeiro grande hit do cantor foi “Bota a Cabra pra Berrar”, que rapidamente virou febre nas noites de Fortaleza. Inclusive, era nos bares que o próprio Babau costumava vender seus discos, conversando diretamente com o público.
“O sucesso da canção fez do pandeirista presença obrigatória em vários programas de TV locais, principalmente na TV Diário. Em seguida, após o lançamento da canção Bebe Água Galinha”, Babau do Pandeiro passou a fazer shows em diversos locais da cidade, chegando, inclusive, a se apresentar em outros estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
Os últimos trabalhos lançados por Babau do Pandeiro foram o álbum de Carnaval “O Rato Barrigudo” e o álbum “Especial de São João”. Qual era sua música favorita dele?
Fotos e vídeos: Reprodução