A gente sabe que encontrar o parceiro ideal está longe de ser algo simples, principalmente hoje em dia. Mas você “construiria” esse companheiro, se pudesse? Pois foi exatamente isso o que uma artista plástica holandesa fez. Conheça Alicia Framis e seu marido holograma, Ailex.
Alicia Framis, nascida na Espanha em 1967, é uma artista conhecida por questionar as fronteiras entre arte, sociedade e tecnologia. Ao longo de sua carreira, ela trabalhou com instalações e performances que exploram a condição humana em um mundo cada vez mais imerso nas inovações tecnológicas. Assim, ela resolveu criar um holograma que representasse seus ideais de romance, não para fugir da realidade, mas para celebrar sua arte e as novas formas de relacionamento que vêm surgindo com o tempo.
Alicia e seu marido feito de holograma
Ailex, o holograma com quem Alicia se casou, é um ser virtual projetado para ser o “companheiro perfeito” de Framis. Ailex é fruto de um complexo processo de criação que envolveu o uso de tecnologia avançada para gerar uma presença tridimensional projetada para interagir com a artista de maneira inteligente e emocional. Sua criação faz parte do recente projeto da artista, chamado Hybrid Couple.
Framis treinou seu marido feito em holograma com base em seus relacionamentos anteriores. Ela também escolheu um holograma em vez de um robô por achar que é mais próximo. No entanto, ela não revelou detalhes sobre a existência de Ailex. Os dois se casaram no último dia 9 de novembro, no Museu Boijmans Van Beuningen, em Roterdã. Com isso, ela se tornou a primeira mulher a se casar com um ser digital.
Alicia Framis ainda compartilha sua rotina com seu marido feito em holograma nas redes sociais. Será esse o futuro dos relacionamentos?
Fotos e vídeos: Reprodução