Por anos, ele levou o público aos lugares mais curiosos do Brasil e do mundo. O jornalista Maurício Kubrusly era figurinha carimbada de programas como o Fantástico, da Rede Globo, e sempre trazia reportagens especiais sobre os mais variados temas. Mas, infelizmente, hoje ele não se lembra de nada disso.
Maurício hoje tem 79 anos e sofre com demência fronto temporal desde 2023. A doença degenerativa foi, pouco a pouco, apagando sua memória e hoje, ele pouco lembra de sua carreira como jornalista e crítico musical. No entanto, sua experiência não se perdeu para sempre. Ela virou um documentário feito por Evelyn Kuriki e Caio Cavechini. A produção estreou na 11ª Mostra de Cinema de Gostoso, em São Miguel do Gostoso (RN), e traz Kubrusly revisitando suas reportagens e antigas amizades.
Relembre a carreira de Maurício Kubrusly
Natural de São Paulo, Maurício Kubrusly nasceu em 3 de janeiro de 1964 e iniciou sua trajetória profissional no final da década de 1980. Ele começou ainda no jornalismo impresso, mas foi na televisão que ele ganhou destaque. Na década de 1990, ele começou a trabalhar no Globo Repórter, primeiro como repórter e, depois, assumindo o comando do programa.
Kubrusly também foi responsável por importantes coberturas jornalísticas. Entre as mais notáveis, destaca-se sua participação em coberturas internacionais, como a Guerra do Golfo, e sua atuação em grandes reportagens investigativas. No entanto, foi no Fantástico que ele realmente conquistou o público de vez. Isso porque seu estilo informal de fazer reportagens e seu jeito descontraído e bem-humorado o levaram a liderar diversas reportagens especiais em diferentes quadros do programa. Hoje, aposentado e afastado da televisão, ele vive no sul da Bahia com a família. Recentemente, a Rede Globo fez uma homenagem ao repórter.
Qual reportagem de Maurício Kubrusly mais marcou você?
Fotos e vídeos: Reprodução