Já pensou uma cidade que não tem chão, ou melhor, que quando você acha que está no térreo, na verdade, está no alto? Um local no qual o metrô passa dentro de um prédio? E que se você não tiver cuidado, se perde só de olhar para o lado? Pois bem, conheça Chongqing, a cidade mais louca da China!
Chongqing é uma das cidades mais fascinantes da China, com uma mistura única de modernidade, tradição e uma geografia surpreendente. Localizada no sudoeste do país, Chongqing, muitas vezes chamada de “cidade louca da China”, é conhecida por suas montanhas íngremes, clima quente e, claro, sua arquitetura inusitada.
Acontece que Chongqing não é apenas uma “cidade louca”; é um labirinto de níveis, colinas e vielas íngremes. Então, devido à sua topografia montanhosa, a construção do local seguiu as irregularidades do terreno. Isso resultou em um formato urbano que parece o mais puro caos, mas, ao mesmo tempo, é incrivelmente fascinante. Afinal, as ruas e edifícios de Chongqing são dispostos em diferentes alturas, criando uma impressão de que a cidade está “subindo” e “descendo” em várias camadas.
As curiosidades da louca cidade chamada Chongqing
Em muitas áreas, você pode estar em uma rua que desce uma montanha, enquanto, no topo, está uma via rápida cheia de carros e construções que parecem estar flutuando acima das outras. Isso gera uma sensação de que, a qualquer momento, a cidade pode se mover ou desmoronar. Além disso, os rios Yangtze e Jialing cortam Chongqing, então, é comum ver pontes enormes ligando as diversas partes da cidade, cruzando os rios e conectando diferentes níveis.
Diante dessa cidade louca, criar meios de locomoção públicos também não foi uma das missões mais fáceis para os moradores de Chongqing. Um dos meios de transporte mais icônicos de Chongqing é o “trem suspenso”, um sistema de transporte ferroviário elevado que percorre a cidade. Mas daí você pensa “ah, é só mais um trem!”. Aí que você se engana, pois esse trem também anda em locais suspensos e, pasmem, passa dentro de alguns prédios!
A cidade também tem uma característica peculiar: muitos dos seus edifícios possuem “escadas rolantes” externas, que ajudam as pessoas a subir as colinas e se deslocar entre os diferentes andares urbanos.
Já sabemos que para quem tem vertigem, labirintite ou medo de altura, definitivamente Chongqing não é um destino de férias. Por outro lado, para quem curte um passeio inusitado, esse é o local perfeito!
Fotos e vídeos: Reprodução