![We Are The World](https://patiohype.com.br/wp-content/uploads/2025/02/We-Are-The-World-1024x655.webp)
O ano era 1985, e o mundo estava prestes a presenciar um dos momentos mais icônicos da música internacional. Era o lançamento de We Are The World, a maior e mais famosa canção beneficente de todos os tempos. Mas o que a gravação teve de icônica, também teve de conturbada. Afinal, reunir nomes como Michael Jackson, Bob Dylan, Stevier Wonder e vários outros astros do pop e do rock em um mesmo estúdio não foi fácil.
Então, no aniversário de 40 anos da canção, conheça três fatos bem curiosos sobre esse dia que entrou para a história da música mundial.
Só havia uma chance para gravar We Are The World
Reunir tantas estrelas da música, cada um com sua agenda de shows, em um mesmo estúdio não era missão fácil. Então, Quincy Jones, produtor da canção, teve a brilhante ideia de aproveitar uma noite de premiação, quando todos estariam no mesmo espaço. Assim, ele alugou um estúdio próximo ao local da cerimônia do American Music Awards daquele ano para garantir que todos estivessem presentes.
![We Are The World](https://patiohype.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-4.png)
Na época, Jones já tinha grande experiência como produtor, e sabia que lidar com tantos artistas de sucesso não seria fácil. Para evitar dor de cabeça, ele escreveu um cartaz na porta, escrito “Deixe seu ego do lado de fora”, e pelo visto, deu certo, porque todos se “comportaram bem” para gravar a canção.
Bob Dylan quase não consegue gravar
O nome de Quincy Jones, o peso de dividir o espaço com tantos ícones da música norte-americana e a importância do projeto fizeram até mesmo grandes artistas como Bob Dylan tremerem nas bases. Ele, que é um dos maiores cantores de folk do mundo, simplesmente não conseguia acertar o tom durante os ensaios, tamanho seu nervosismo. Foi somente com a ajuda de Stevie Wonder, que fez uma hilária imitação de Dylan, que o cantor relaxou com a piada e conseguiu, enfim, gravar.
Por que Madonna e Prince não estão em We Are The World?
![We Are The World](https://patiohype.com.br/wp-content/uploads/2025/02/image-5-1024x576.png)
Dois nomes muito importantes fizeram falta em We Are The World, mas por motivos diferentes. Para começar, o cantor Prince, acabou “não deixando o ego de fora”. Isso porque ele desistiu de cantar no último minuto, mas queria um solo de guitarra. Prince até negociou, mas a ideia não foi para a frente, e o cantor desistiu.
Vale ressaltar que, na época, ele era o maior astro pop do país. Boatos dizem que sua inimizade com Michael Jackson também pesaram para que ele não participasse mais do projeto. E, ainda hoje, muitos consideram essa uma das maiores polêmicas da vida de Prince.
Outra que também ficou de fora foi Madonna, mas porque simplesmente ela não foi convidada. A eterna Rainha do Pop já estava no auge em 1985, mas foi preterida por Cindy Lauper. Além disso, os produtores achavam que ela não sabia cantar, o que deixou Madonna bem triste. Tanto que, anos depois, ela cantou ao vivo em outro show beneficente, o Live Aid, mas deixou o palco quando foi a hora dos artistas cantarem We Are The World.
A importância de We Are The World é tão grande que existe até um documentário sobre a gravação, chamado A Noite Que Mudou o Pop, disponível na Netflix.
Fotos e vídeos: Reprodução