Será realizada hoje (17), a 1ª Conferência Anual de Alto Nível da Parceria para um Governo Aberto (em inglês, Open Government Partnership). O encontro será copresidido pelos governos do Brasil, com a presença da presidenta Dilma Rousseff e Estados Unidos, com a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton. Estarão presentes ainda representantes de outros 42 países. A conferência tem como foco intensificar políticas nacionais de transparência e combate à corrupção por meio do intercâmbio de experiências em execução, nos países que integram o grupo.
A conferência surgiu por iniciativa de Dilma, no ano passado, junto com o presidente dos EUA, Barack Obama, numa conversa que os dois tiveram durante a 6ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Espera-se que na ocasião Dilma e Hillary defendam ações que estimulem a transparência de dados oficiais. A conferência é um espaço de participação que reúne além de governos entidades da sociedade civil.
Ontem (16), Hillary usou uma analogia para se referir a situação econômica do Brasil, dizendo que o país é como um “banco de três pernas”. “A história do sucesso do Brasil é um modelo de banquinho de três pernas”. Ela explicou dizendo que o banquinho é o tripé formado por um governo responsável, um setor privado sólido para criar emprego e riqueza e uma sociedade civil forte. Confirmaram presença para o encontro nesta manhã o primeiro-ministro da Geórgia, Nikoloz Gilauri; o presidente da Tanzânia, Jakaya Kikwete; o vice primeiro-ministro da Líbia, Omar Abdelkarim; os ministros das Relações Exteriores da Estônia, Urmas Paet, e da Libéria, Augustine Ngafuan.
Foto: Reprodução