Marketplace | Conheça o modelo ideal para vender nos meios digitais

Acontece|Sebrae

Em um mundo cada vez mais conectado, é essencial que sua empresa tenha uma presença digital forte e estratégica. Por isso, é praticamente impossível pensar em empreender no comércio sem ter uma versão digital de sua loja e “terceirizar” boa parte dessa engrenagem para o modelo de marketplace é a melhor opção.

O marketplace é um mercado virtual em que o seller (vendedor) expõe seus produtos em plataformas mantidas por empresas gigantes no varejo. Entre outras, destacam-se Mercado Livre, Americanas, Amazon, Magazine Luiza, Shopee, OLX. De acordo com o Sebrae, muitas são as vantagens dessa parceria, confira algumas:

Visibilidade: grande parte dos grandes sites de marketplaces investem em SEO (Search Engine Optimization), técnicas que ajudam a ranquear melhor o site nas buscas do Google. Quando você cria corretamente seu anúncio, tem mais chance de surfar essa onda e se destacar no mercado.

Marketing e publicidade: para o microempreendedor que não dispõe de muito dinheiro para gastar com anúncios, está cada vez mais fácil criar lojas virtuais próprias, no marketplace, com ferramentas que permitem customizá-las.

Responsividade (mobile): o comerciante não precisa se preocupar se a visualização da página ficará confortável. A plataforma investe para que o conteúdo fique claro e organizado independentemente do dispositivo dos clientes.

Suporte: em caso de problemas ou dúvidas com navegação ou transações, o marketplace oferece o atendimento direto ao cliente – um ponto a menos para o fornecedor do produto se preocupar.

Meios de pagamento: as maiores lojas oferecem opções antifraude e de pagamento, seja como subadquirente (intermediador do pagamento), seja como gateway (responsável pela solução que processa o pagamento on-line, a exemplo do PagSeguro).

Custos: a considerar todas as facilidades e a despreocupação com a estrutura contratada, as comissões, por volta de até 1%, podem ser consideradas razoáveis e justas.

Faturamento: estar em marketplace é uma oportunidade de aumentar as vendas e o chamado ticket médio da sua empresa, visto que o sistema costuma ofertar outros produtos da mesma marca.

Fazer parte do portal de uma grande marca ajuda o pequeno empreendedor a estar em uma grande vitrine digital, ter visibilidade para o grande público e, consequentemente, aumentar o seu potencial de vendas.

Gostou da ideia de marketplace, mas ficou com dúvidas ou quer investir em capacitação? Pois chegou a hora de aproveitar os serviços do Sebrae! Acesse a página online e veja as opções!

Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae

Inscreva-se na nossa newsletter