
Que tal dar ao seu empreendimento mais chances de fechar parcerias, acessar linhas de crédito, exportar e receber subsídios do Governo? Pois tudo isso é facilitado a partir da formalização e do registro da sua empresa. E para você entender mais sobre esse assunto, o Hype separou algumas informações com a ajuda do Sebrae, olha só!
O que é a formalização de uma empresa?
Esse é o processo de obtenção de autorização legal para realizar negócios dentro da jurisdição escolhida. Embora a formalização com o Governo não seja necessária para conduzir transações comerciais, essa é uma escolha i que gera oportunidades e ganhos para o negócio, pois ajuda a operar da forma devida, oferecendo maior segurança para parceiros, clientes e fornecedores.
Como funciona esse processo?
A legalização de empresas depende da legislação de cada Estado. Os procedimentos são distintos se você quer ser um Microempreendedor Individual (MEI) ou se quer abrir uma microempresa. Para uma microempresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social. Já para se registrar como MEI, o processo é todo feito eletronicamente, via internet.
Qual a importância de escolher um nome empresarial?
Ao formalizar o negócio, o empreender tem que indicar um nome empresarial. Em tempos de escassez monetária, o nome do seu negócio é um ativo, um bem, uma riqueza sua e, como tal, exige manutenção e investimento. Não se trata do investimento do registro de marca, que também é muito importante, mas do maior e mais original investimento que se pode fazer: a sua personalidade.
A formalização e o registro de um negócio são escolhas inteligentes para o novo empreendedor. Para saber mais sobre esse tema, acesse o portal do Sebrae. Lá você encontra diversos conteúdos para que posicione corretamente sua empresa no mercado!

Fotos: Reprodução / Fonte: Sebrae