Agenda | XV Bienal do Livro terá espaço exclusivo de cultura alimentar

Agenda Cultural|Cultura

Rodas de conversa, aula-show e diálogos literários que conectam memória, identidade e resistência. A cultura alimentar terá espaço exclusivo na XV Bienal Internacional do Livro do Ceará, que acontece de 4 a 13 de abril, no Centro de Eventos do Ceará.

Intitulado “Literatura e Cultura Alimentar”, o ambiente terá programação conduzida pelo Mercado AlimentaCE e Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco. Com a inspiração na temática da Bienal deste ano, “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, o espaço abordará a cultura alimentar como um território de saberes, narrativas e protagonismo feminino.

Confira a programação:

  • 05 de abril (14h às 16h): EGSIDB / Mercado AlimentaCE – Abertura do espaço com Selene Penaforte (EGSIDB) e Marina Araújo (Mercado AlimentaCE). “As receitas que não foram escritas” – Mattu Macedo e aluna. Mediação: Vanessa Moreira. Registro das falas para compor o livro.
  • 06 de abril (16h às 18h): EGSIDB – Atividade: “As receitas que não foram escritas: Pratinho em Fortaleza”. Convidadas: Izakeline Ribeiro e Dona Luiza Santos, fundadora do Pratinho da Madrugada. Mediação: Selene Penaforte.
  • 07 de abril (16h às 18h): EGSIDB – Atividade: “As receitas que não foram escritas: Conceição dos Caetanos”. Convidadas: Patty Durães, Dona Medina Caetanos e Joélho Caetanos. Mediação: Vanessa Moreira.
  • 08 de abril (16h às 18h): Mercado AlimentaCE – Aula-show: “MACAXEIRA, A RAINHA DO BRASIL. Mas onde estão as casas de farinha?” Com Elaine Tremembé, Patty Durães e Aline Guedes. Mediação: Marina Araujo.
  • 09 de abril (16h às 18h): Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: “PLANTA DO QUINTAL QUE SE COME”. Com Fran Pitaguary e Aline Guedes. Mediação: Manjari Ikeda.
  • 10 de abril (16h às 18h): Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: “Mariscar Também é Coisa de Mulher: Luta pelo Território e a Resistência Quilombola”. Com Luciana Cumbe e Ana Paula Gonçalves. Mediação: Gio Frapiccini.
  • 11 de abril (16h às 18h): Mercado AlimentaCE – Roda de conversa: “DE TYPICA A TÍPICO – Teu café é feito de quê?”. Com Dasdores e Sarah Carvalho. Mediação: Iury de Melo.
  • 12 de abril (16h às 18h): Mercado AlimentaCE – Diálogos sobre o livro “Mistura Quilombola: Sabores e Memórias Ancestrais na Bienal”.
    EGSIDB: Lançamento do livro “As receitas que não foram escritas” com Bianca Ziegler e Raisa Christina. Mediação: Vanessa Moreira

Além de um espaço de apreciação cultural, a Bienal do Livro oferecerá um ambiente de fortalecimento das políticas voltadas para o livro, a leitura, a literatura e as bibliotecas. O evento é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) e apoio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Rouanet de Incentivo à Cultura.

Fotos: Reprodução / Fonte: Secult

Inscreva-se na nossa newsletter