Quem não conhece a boneca Emília, com seus cabelos vermelhos e amarelos, feitos com retalhos de tecidos e que fala pelos cotovelos? Nesta quarta-feira (18 de Abril) comemoramos o Dia Nacional do Livro Infantil e também o aniversário de Monteiro Lobato (1882-1948), o criador da personagem mais célebre da literatura infanto-juvenil.
O dia foi escolhido pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002, e instituído pela Unesco (United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization) do Brasil.
Os personagens de Monteiro Lobato, principalmente os do “Sítio do Pica-pau Amarelo”, povoam o imaginário de crianças de diversas gerações. Em 1920, publicou um pequeno conto que mudou a literatura infanto-juvenil brasileira para sempre. Com uma linguagem simples e muita imaginação, “A Menina do Narizinho Arrebitado” tornou-se um sucesso instantâneo e marcou o começo das aventuras de Narizinho, sua boneca falante e outros personagens fantásticos do Sítio do Pica-pau Amarelo.
“A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. O meio de interessá-la é falar-lhe à imaginação”, disse o escritor, que se dedicou até o fim da vida à criação de textos criativos e inteligentes para o público infantil. Ele soube captar o espírito do Brasil, valorizou o folclore e toda a cultura nacional.
E, para completar a comemoração, temos um presetinho para você que acompanha o No Pátio e assim como nós é fã dos trabalhos de Lobato, fizemos uma versão do autor para dobrar e colar. É bem fácil basta seguir o modelo!
Fotos: Reprodução