
A presença de uma placa com o nome da rua pode impactar diretamente na vida urbana. Esse item orienta motoristas, pedestres, entregadores, turistas e moradores, facilitando a locomoção e contribuindo para a organização da cidade. E em Fortaleza, o órgão responsável pelo recebimento das solicitações de instalação de placas é a Secretaria do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).
Para fazer uma solicitação, basta acessar o catálogo de serviços da Prefeitura de Fortaleza, na aba Urbanismo e Meio Ambiente – Placas de Rua. É importante lembrar que cada pedido deve ser feito separadamente por via, pois cada rua possui características específicas que precisam ser analisadas de forma individual.
Após a solicitação uma equipe técnica realiza estudo detalhado da rua, que inclui a análise de documentos como plantas de loteamento, mapas cartográficos e informações do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) da Câmara Municipal. Com esses dados, é possível confirmar a nomenclatura oficial da via e encaminhar as informações para a empresa responsável pela confecção e instalação das placas. Além disso, é gerado um mapa de localização para garantir que a instalação ocorra com precisão.
Acesse o canal de Urbanismo e Meio Ambiente no site da Prefeitura, solicite a instalação e contribua para uma cidade mais organizada e funcional.

Fotos: Reprodução / Fonte: PMF