Não é segredo nenhum que comprar uma pecinha de roupa deixa qualquer mulher um pouco mais animada! De acordo com um estudo americano, divulgado nesta semana, pelo jornal Daily Mail, mulheres que se sentem ignoradas aparentemente estão mais propensas a escolherem marcas caras. A pesquisa mostrou que aquelas que se sentem negligenciadas pelos companheiros, acabam buscando a atenção por meio de grifes como Gucci, Dior e Prada.
Os pesquisadores descobriram que quando as necessidades individuais por “controle e existência significativa” são ameaçadas, elas buscam alguma forma de se reafirmar na sociedade, ou seja, elas querem ser notadas e fazem isso por meio das etiquetas.
Para descobrir o que acontece quando os consumidores se sentem excluídos socialmente, os profissionais envolvidos buscaram saber seus hábitos de consumo. Para tanto foram feitos quatro experimentos. Um grupo de participantes foi estimulado a lembrar de suas próprias experiências de rejeição. Outro grupo foi levado a se sentir ignorado, a partir de simulações feitas pelos pesquisadores. Depois, as participantes responderam a pesquisas para que fossem avaliadas as intenções comportamentais e os comportamentos reais.
Os resultados foram bem claros, somente as mulheres que se sentiam ignoradas mostravam preferência por roupas mais caras. E mesmo ignoradas, elas não se mostraram dispostas a fazer doações ou a se preocupar com os outros. E olha que bacana, aquelas que se sentiram apenas rejeitadas não demostraram interesse por grifes famosas, e o melhor, elas se mostraram mais interessadas em trabalhos voluntários.
Foto: Reprodução