Saúde materna | Confira os serviços ofertados para as mamães nos postos de saúde

Acontece|Fortaleza|Saúde

Maio é um mês dedicado às mães e é também um momento para reforçar a importância da atenção à saúde da mulher durante a gestação e após o parto. Para oferecer esse cuidado, a Prefeitura de Fortaleza acompanha gestantes desde o pré-natal e no puerpério; confira abaixo os serviços ofertados nos postos de saúde:

Medicamentos

A partir da 16ª semana de gestação, gestantes com risco de desenvolver pré-eclâmpsia — identificado por meio de exames e avaliação clínica — contam com a Profilaxia das Síndromes Hipertensivas, realizada pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF). O tratamento inclui a prescrição de cálcio e ácido acetilsalicílico (AAS), ambos fornecidos gratuitamente nas unidades de saúde.

Imunização

A imunização da gestante também é uma parte essencial desse cuidado, oferecendo proteção indireta ao bebê contra doenças como coqueluche, difteria, tétano, covid-19 e gripe. Após o nascimento, as crianças têm acesso a mais de 19 vacinas oferecidas gratuitamente, que protegem contra diversas enfermidades.

Salas de Apoio à Mulher que Amamenta

Durante o puerpério, ainda na maternidade, as mães recebem orientações e apoio para iniciar o aleitamento materno. Esse cuidado continua nas 26 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta/Postos de Coleta de Leite Humano, distribuídas nas seis Regionais de Saúde.

Esses espaços oferecem suporte e informações sobre os benefícios da amamentação, além de ensinar técnicas que facilitam o processo. Também realizam a coleta de leite humano, que pode ser utilizado pelas próprias puérperas ou enviado aos bancos de leite da rede pública, atendendo especialmente recém-nascidos prematuros que não podem ser alimentados pelas mães.

Oferta de métodos contraceptivos

No pós-parto, outro cuidado fundamental é a disponibilização de métodos contraceptivos, garantindo o bem-estar e a autonomia das mulheres na gestão da vida reprodutiva. São ofertados preservativos internos e externos, anticoncepcionais injetáveis (mensais e trimestrais), minipílula, pílula combinada e o Dispositivo Intrauterino (DIU). O implante subdérmico também está disponível para puérperas entre 10 e 19 anos, ainda no período pós-parto.

Os postos de saúde de Fortaleza são a porta de entrada para que gestantes recebam um acompanhamento completo para uma gestação mais segura. E após o nascimento do bebê, o cuidado continua sendo uma prioridade. Por isso, mamãe, lembre-se: cuidar de você também faz parte do cuidado com o seu bebê. Procure a unidade de saúde mais próxima e continue contando com esse apoio!

Fotos: Reprodução / Fonte: SMS

Inscreva-se na nossa newsletter