
A 23ª Semana Nacional de Museus inicia na próxima segunda-feira(12), convidando o público a refletir sobre o papel dessas instituições no presente e no futuro.
No interior do Ceará, Quixadá e Quixeramobim oferecem visitas mediadas a exposições que valorizam o patrimônio cultural e natural da região. A Casa de Saberes Cego Aderaldo apresenta a mostra Sertão Monumental: Valorização do Patrimônio Cultural e Natural, enquanto a Casa de Antônio Conselheiro recebe o público com Fausto Nilo: O tempo e o lugar.
A programação segue na capital. Na terça-feira (13), das 9h às 11h, o Museu da Cultura Cearense promove a vivência educativa Mucuripe no mar das memórias, conduzida por Diego di Paula (Ponto de Memória Acervo Mucuripe) e a historiadora Berenice Abreu. A atividade propõe uma roda de conversa sobre as memórias do território do Grande Mucuripe.
No mesmo dia, às 14h30, o Sobrado Dr. José Lourenço realiza a roda de conversa Direito à Memória: a salvaguarda do presente, com Zoraia Nunes. O encontro acontece no Anexo Bode Ioiô do Museu do Ceará e aborda o papel da comunicação popular na preservação da memória coletiva. Ainda como parte da programação, o Sobrado exibe a mostra XILOFORTAL, com obras do artista Diego Sann, disponível na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece).

Já o Museu de Arte Contemporânea do Ceará promove, nos dias 16 e 17, oficinas voltadas à arte e educação. O Espaço Experimental Educativo da instituição sedia, respectivamente, as atividades Essa tal de Arte Contemporânea, com Antonio Layton, e Técnicas em Mediação Educativa com Patrimônio Imaterial e Cultura Viva: Narrativas, Oralidades e Mídias, com Marianne Bonfim.
A Semana Nacional de Museus celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio) e, nesta edição, destaca como os museus podem transformar realidades e fortalecer identidades. Fica a dica para sua agenda cultural!
Serviço:
23ª Semana Nacional de Museus
De 12 a 18 de maio, na Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Ceará (Rece).
*Programação completa aqui.
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult