
Depois do projeto de criar uma privada com inteligência artificial, ficou a sensação de que não tinha como inventar mais coisa, certo? Errado, afinal, a criatividade humana para pesquisar e desenvolver novas tecnologias não tem limites. Assim, em breve, as pessoas que menstruam poderão desfrutar (?) de mais uma novidade tecnológica: o absorvente com IA.
Um grupo de cientistas suíços publicou um artigo científico explicando como o sangue menstrual pode ser útil no diagnóstico de problemas de saúde com antecedência. Além disso, destacaram que a coleta de sangue venoso é mais complexa, visto que não apenas envolve o uso de agulhas como também implica no deslocamento do paciente até o posto de coleta.

Então, para sanar esse problema, eles desenvolveram uma inteligência artificial que visa auxiliar na detecção precoce de diversos problemas de saúde. E não apenas os ligados à região íntima, mas também do funcionamento do corpo em geral. E assim nasceu o absorvente com IA.
Como funcionaria o tal absorvente com IA
Chamado MenstruAI, o item é bastante semelhante ao absorvente comum vendido em farmácias. Inclusive, o conforto ao vestir foi uma das preocupações dos cientes no processo de desenvolvimento do produto. Um grupo de voluntários analisou itens como conforto nas atividades do dia a dia, na realização de exercícios de baixa intensidade e afins.

Assim, eles desenvolveram um absorvente que lembra aqueles testes do Covid-19, ou seja, com sensores integrados que mudam de cor ao reagir com determinados biomarcadores sanguíneos. O tipo de diagnóstico, então, varia de acordo com a intensidade na mudança de cor.
Inicialmente, o absorvente com IA possui sensores que reagem a três biomarcadores: o PCR, que indica inflamações; o CEA, ligado a alguns tipo de câncer; e o CA-125, que ajuda a identificar casos de endometriose e câncer de ovário. O resultado pode ser visto sem ajuda de aparelhos, no entanto, o item possui um aplicativo chamado MenstruAI, para o qual e possível enviar uma foto. A partir da imagem, o app consegue dar informações mais aprofundadas sobre o que foi encontrado.
A equipe de pesquisadores, no entanto, ressalta que o uso do absorvente com IA não substitui a visita ao médico, mas serve como alerta para que as pessoas busquem tratamento de forma mais precoce possível.
E aí, gostou da ideia?
Fotos: Reprodução