
Sabe aquela história sobre serial killer que todo mundo conhece, mas ninguém tem certeza dos detalhes? A de Lizzie Borden é bem assim. Essa mulher, que viveu lá no século XIX, virou lenda e ainda hoje é apontada como uma das assassinas mais brutais da história dos Estados Unidos. Afinal, uma moça da sociedade acusada de um crime brutal não é algo que se vê todo dia nos jornais, principalmente naquele tempo. A fama de Lizzie é tão grande que ela pode, inclusive, virar tema de série da Netflix! Então vem conhecer essa história!
Lizzie Andrew Borden nasceu em 1860, em Fall River, Massachusetts. Ela vivia uma vida bem tradicional para a época. Lizzie era filha de um rico empresário, Andrew Jackson Borden, e tinha uma irmã chamada Emma Borden. A família era abastada, mas o clima em casa era tenso. Isso porque Andrew era conhecido por ser mão-de-vaca e não muito querido na cidade.
Os crimes de Lizzie Borden
Em de agosto de 1892, a casa dos Borden virou palco de um verdadeiro filme de horror. Andrew e Abby Borden, madrasta de Lizzie, foram brutalmente assassinados. O corpo de Andrew estava no sofá, com marcas de cerca de dez golpes de machado. Já o de Abby, que estava no quarto, tinha quase 20 marcas de machado.

Diante daquele cenário, a polícia não demorou para ter uma suspeita: a própria Lizzie Borden. Afinal, ela estava na casa no momento dos crimes e saiu ilesa da carnificina. Além disso,o machado sumiu, o que só reforçou as suspeitas da polícia. Assim, a jovem acabou indo parar atrás das grades.
Como ela era uma mulher solteira, de boa família, sem histórico de violência, logo a notícia dos crimes se espalhou, com a mídia e a sociedade querendo saber mais detalhes. Mas o mais curiosos é que, no final de tudo, o júri a absolveu. Acontece que não havia provas conclusivas contra ela. Contudo, a opinião pública já a tinha condenado.
Os versos da canção que leva o nome dela, “Lizzie Borden took an axe, gave her mother forty whacks; when she saw what she had done, she gave her father forty-one“, que em tradução literal quer dizer “Lizzie Borden pegou um machado, deu quarenta golpes na mãe; quando viu o que tinha feito, deu quarenta e um no pai” se espalhou. Assim, a fama dela cresceu. E, apesar dela ser legalmente inocente, ainda hoje muitos acreditam que Lizzie Borden era, de fato, uma assassina.

Uma curiosidade: a casa de Lizzie Borden nos Estados Unidos virou um museu. Inclusive, você pode se hospedar lá por uma noite. Mas tem que ter coragem, pois há vários relatos de aparições de fantasmas e outros fenômenos sobrenaturais no local.
Lizzie Borden na Netflix
As histórias de true crime seguem em alta nas plataformas de streaming, e a série Monsters, da Netflix, é uma das de maior sucesso. Ela já contou as histórias de assassinos famosos como Dahmer e os irmãos Menendez. A terceira temporada da produção ainda não estreou, mas trará os crimes de Ed Gein. E segundo o Deadline, a quarta temporada da antologia criada por Ryan Murphy e Ian Brennan deverá focar em Lizzie. Será?
Fotos: Reprodução