Uma pesquisa divulgada ontem (26), pela Mobilize Brasil, ONG que entre outras coisas estimula o debate público sobre mobilidade urbana sustentável, classificou as calçadas de Fortaleza, entre as 10 melhores de 12 capitais brasileiras. A capital ficou à frente de Porto Alegre (6,60), Curitiba (6,83) e São Paulo (6,32) e de outras oito capitais. A média geral de Fortaleza foi de 7,63.
Os locais avaliados em Fortaleza foram a Avenida Beira Mar ( 8,38), Praia de Iracema (5,63), Centro (5,38), Avenida Bezerra de Menezes (9,13), Avenida Domingos Olímpio (9,13) e Avenida Washington Soares (8,00). Para fazer a avaliação os usuários levaram em consideração os seguintes pontos: irregularidades no piso; existência de rampas de acessibilidade; largura da calçada; degraus que dificultam a circulação; iluminação adequada da calçada; sinalização para pedestres; e outros obstáculos, como postes, telefones públicos, lixeiras, bancas de ambulantes e de jornais, entulhos.
A capital que teve o pior resultado foi Manaus (3,60), porém, nenhuma cidade obteve média geral 8, nota mínima para que uma calçada, segundo a Mobilize, seja considerada de boa qualidade. É bom lembrar que as calçadas melhor avaliadas em Fortaleza, passaram por obras de padronização do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor). Satisfeito com o resultado da pesquisa?
Foto: Reprodução