
Nesta segunda-feira, a sessão especial de novelas da tarde da Rede Globo trouxe mais um sucesso. Estamos falando de Terra Nostra, a trama ítalo-brasileira que comoveu o Brasil nos anos 1990. Mas como esquecer a história de Giuliana e Matteo?
Pois bem, mais do que a lembrança de Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda, a reprise de Terra Nostra também reacende memórias de atores inesquecíveis que já partiram. A seguir, relembre alguns deles:
1. Raul Cortez (Francesco)

Francesco, interpretado por Raul Cortez, era o banqueiro poderoso que acolheu Giuliana após sua chegada ao Brasil. Ele representava a elite paulista da época, e ainda esteve envolvido em conflitos familiares que movimentavam a trama. Raul Cortez faleceu em 2006, aos 73 anos, vítima de câncer no pâncreas, deixando grande legado artístico.
2. Gianfrancesco Guarnieri (Giulio Splendore)

Giulio Splendore, interpretado por Gianfrancesco Guarnieri, era pai de Giuliana e tinha destaque no início da novela, ainda na Itália. Logo, sua atuação emocionante marcou o primeiro capítulo, retratando as dificuldades da imigração. Guarnieri faleceu em 2006, aos 71 anos, devido a insuficiência renal crônica, após uma carreira respeitada no teatro, cinema e televisão brasileiros.
3. Elias Gleizer (Padre Olavo)

Padre Olavo, vivido por Elias Gleizer, era o religioso carismático que dava apoio espiritual às famílias de imigrantes, servindo como conselheiro e amigo. Sua presença, então, transmitia bondade e esperança em meio às dificuldades, dando leveza aos episódios. Gleizer faleceu em 2015, aos 81 anos, após complicações de uma queda, mas deixou uma lembrança carinhosa entre colegas e fãs da televisão.
4. Gésio Amadeu (Damião)

Damião era trabalhador da fazenda de Gumercindo e um dos personagens que simbolizava a luta diária do povo simples. Com humanidade, Gésio Amadeu trouxe vida e dignidade ao papel, reforçando sua importância social na trama. Mas infelizmente, o ator morreu em 2020, aos 73 anos, vítima de complicações causadas pela Covid-19, durante a pandemia.
5. Mário César Camargo (Anacleto)

Anacleto, vivido por Mário César Camargo, era marido de Inês e representava a vida cotidiana dos imigrantes italianos no interior paulista. Sua participação dava força às histórias paralelas que enriqueciam a novela. Contudo, o ator faleceu em 2022, aos 75 anos, após um mal súbito, deixando saudades entre fãs da dramaturgia e colegas de profissão.
6. Lolita Rodrigues (Dolores)

Dolores era dona da pensão que recebia Giuliana no início da novela. Sempre acolhedora, tornou-se uma figura materna para a jovem italiana. Interpretada por Lolita Rodrigues, uma das divas da dramaturgia brasileira, a personagem trazia ternura e humanidade ao folhetim. Mas, após décadas de contribuição marcante à televisão brasileira, a atriz faleceu em 2023, aos 94 anos, vítima de pneumonia.
7. Ilva Niño (Irmã Letícia)

Irmã Letícia, personagem de Ilva Niño, era uma religiosa que surgia em momentos de acolhimento, trazendo delicadeza e fé para a trama. A atriz, também professora de teatro, ajudou a formar gerações de artistas. No entanto, Ilva faleceu em 2024, aos 90 anos, após complicações cirúrgicas, sendo lembrada pelo público como figura sempre cativante da TV.
Além deles, outros atores que fizeram participações especiais na trama também já nos deixaram. Então, entre eles, podemos citar nomes como Antônio Abujamra, Chico Anysio, Mara Manzan e Sérgio Viotti.
Relembre a sinopse de Terra Nostra

Exibida pela primeira vez em 1999, Terra Nostra contou a história de Matteo e Giuliana, dois jovens imigrantes italianos que se apaixonam a caminho do Brasil. Contudo, ao desembarcarem, são separados pelas circunstâncias. Em seguida, reunidos pela esperança, ambos enfrentam desafios em um país novo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama alcançou enorme sucesso, foi exportada para mais de 95 países e hoje retorna em reprise para encantar novamente o público.
Fotos e vídeos: Reprodução