
Quem estiver no Cariri neste fim de semana pode aproveitar uma programação do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo. As atividades gratuitas incluem teatro, oficinas formativas, mediações e visitas às exposições em cartaz.
Nesta sexta-feira (5), às 15h, a visita mediada à exposição No lápis da vida não tem borracha será conduzida por Arivanio Kixelô, na Galeria 02. Às 18h, começam duas atividades simultâneas: o workshop “Introdução ao Sistema Braille”, com Germano Silva e Tamirys Pereira, e a aula-espetáculo “Carta aberta aos corpos não defs”, com João Paulo Lima, no Pequeno Palco. Ambas são voltadas para maiores de 18 anos, têm acessibilidade em Libras e são gratuitas — o workshop segue também nos dias 9 e 10 de setembro.
No sábado (6), às 18h, Penha Ribeiro apresenta a mediação performática Um Figurino Para Minha Mãe, também no Pequeno Palco. Em seguida, às 19h, o Coletivo Dama Vermelha sobe ao palco com o espetáculo Elefante Rosa, que mistura teatro e performance para refletir sobre os efeitos das redes sociais. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos 30 minutos antes, e a classificação indicativa é 18 anos.

No domingo (7), às 19h, o mesmo coletivo apresenta o espetáculo Eu e Minhas Cabeças Avessas, que aborda identidades múltiplas a partir de um episódio de violência. A apresentação também tem classificação indicativa de 18 anos, entrada gratuita e acessibilidade em Libras.
Além das apresentações, o público pode visitar três exposições em cartaz: Nagual, de Graciela Iturbide; No lápis da vida não tem borracha, de Aldemir Martins; e Pedras do Araripe. As mostras funcionam na quinta e sexta, das 15h às 20h, e no sábado e domingo, das 13h30 às 18h30.
A programação é realizada pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Mirante de Cultura e Arte. Inclua na sua agenda cultural!
Serviço
Centro Cultural do Cariri recebe programação neste fim de semana
Av. Joaquim Pinheiro Bezerra de Menezes, N° 01,
Gizélia Pinheiro (Batateiras), Crato – CE
Fotos: Reprodução / Fonte: Secult