
O filme Invocação do Mal 4: O Último Ritual tem arrastado milhares de pessoas aos cinemas em todo o mundo. Para dar uma ideia, somente aqui no Brasil, o longa já se tornou a segunda bilheteria para um filme de terror da história. E foi justamente ao ir assistir uma das sessões da produção que uma fã maquiada como a personagem de A Freira, passou por uma situação bem constrangedora.
A maquiadora Maria Alice, fã da franquia Invocação do Mal. Recentemente, ela viralizou nas redes sociais ao contar que foi impedida de circular no Shopping Rio Poty, em Teresina (PI). O motivo? Simplesmente porque ela estava maquiada e vestida como Valak, a freira demoníaca do filme A Freira, que faz parte do chamado Invocaverso – todos filmes ligados ao universo de Invocação do Mal. Então, o que era para ser um momento de diversão e expressão artística virou assunto nacional.

A Freira barrada no shopping
Em seu TikTok, Maria Alice explicou que uma funcionária do shopping a abordou. Segundo ela, a justificativa é que a maquiagem a tornava irreconhecível, o que prejudicaria o sistema de câmeras de segurança. “Eu poderia assistir o filme e depois me retirar.” A jovem falou ainda q=como se sentiu após o ocorrido: “Me senti bem humilhada, acho que essa é a palavra, porque isso nunca tinha acontecido comigo. Já me maquiei, me arrumei, produzi inúmeras vezes e isso nunca tinha acontecido”.
Maria Alice contou que sua ideia nasceu após ver outras pessoas fantasiadas nos cinemas. “Por que não unir duas coisas que amo, cinema e maquiagem?”, disse. A maquiadora falou ainda que já havia se maquiado como personagens anteriormente, sem nenhum problema. “Vi muitas pessoas fazendo isso e pensei: porque não unir duas coisas que amo, cinema e maquiagem? Eu gosto de maquiagem artística, de performar, gosto de virar aquela coisa. A primeira vez que fui assim pro cinema fiquei muito preocupada e foi o contrário. Foi ótimo. Do mesmo jeito hoje, tanta gente querendo tirar foto comigo.”
Claro que o vídeo rapidamente se espalhou nas redes, gerando uma discussão entre fãs de terror e artistas visuais. Muitos defenderam a liberdade criativa e criticaram as regras rígidas aplicadas sem diálogo. Outros preguntaram se haveria um exagero de regras por parte do shopping. Enquanto isso, a maquiadora falou que não fez isso em busca de fama, ela apenas queria fazer uma homenagem ao filme A Freira e curtir.
O que você acha?
Fotos e vídeos: Reprodução