Sebrae/CE impulsiona o turismo cearense com rotas, negócios e experiências náuticas!

Acontece|Sebrae/CE

O Sebrae/CE marca presença na BTM – BrazilTravel Market 2025, que acontece de 23 a 25 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará, com uma ampla agenda voltada ao fortalecimento do turismo no estado. Com o propósito de posicionar o Ceará como um dos destinos mais completos e competitivos do país, a instituição apresentará as oito Rotas Turísticas, apoiadas em parceria com o Governo do Estado, promoverá rodadas de negócios estratégicas e destacará o turismo náutico como estratégia de desenvolvimento econômico e sustentável, especialmente em Fortaleza.

Em todo o estado, a instituição tem atuado para qualificar empreendedores, promover práticas sustentáveis e ampliar a visibilidade dos destinos cearenses em nível nacional e internacional.

Durante a BTM, o Sebrae participará ativamente da Rodada de Negócios, reunindo 200 agentes de viagens e 20 fornecedores nacionais e internacionais. O objetivo é fomentar conexões, ampliar oportunidades comerciais e reforçar a presença das oito Rotas Turísticas: Rota das Emoções, Rota Verde do Café, Rota das Falésias, Rota das Tradições, Rota Cariri, Rota Mirantes da Ibiapaba, Rota Sertão Monumental e Rota Costa dos Ventos. Cada uma delas representa um recorte da diversidade natural, cultural e econômica do Ceará.

Entre os principais destaques da programação e uma das novidades apresentadas pelo Sebrae/CE,está o fortalecimento do turismo náutico, segmento em franca expansão na capital cearense. O segmento movimentou R$ 1,38 bilhão em 2025, com um crescimento de 21% em relação ao ano anterior.

Para comprovar esse crescimento, empresas do setor estarão presentes no estande do Sebrae/CE, apresentando produtos e experiências voltados a esportes aquáticos como kitesurf, windsurf e stand up paddle. 

“O número de turistas interessados em esportes náuticos cresceu de 297 mil em 2024 para 350 mil em 2025. A partir de um mapeamento de oportunidades, identificamos as necessidades das empresas e estruturamos um plano de ação que inclui capacitação, promoção e presença em grandes eventos. Nosso objetivo é consolidar o turismo náutico como referência de experiência e sustentabilidade em Fortaleza”, afirma EvelynneTabosa, gestora do projeto de turismo do Sebrae/CE.

Outro momento de destaque do evento será a apresentação do Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027, desenvolvido pela Embratur em parceria com o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo. O plano é uma estratégia pensada para posicionar o Brasil como destino internacional de experiências autênticas e sustentáveis, com foco na diversidade cultural, natural e criativa do país. As ações desenvolvidasem parceria com o poder público e o trade turísticotêm sido fundamentais para impulsionar o setor emtodo o mundo.

Sebrae trabalha o fortalecimento, estruturação e ampliação da visibilidade do turismo em todo o ceará. Durante a BTM 2025, evento voltado para profissionais do trade turístico, o Sebrae irá apresentar as 8 rotas turísticas desenvolvidas e apoiadas pela instiução em parceria com o governo do estaod do cEará

O Sebrae/CE tem um forte trabalho de apoio e fomento ao turismo trabalhado em 4 eixos; potencial da região, fortalecimento dos produtos turísticos, promoção turística e governança.

Além disso, o Sebrae/E vem realizando um trabalho junto ao trade para promover a implantação de práticas sustentáveis em empresas relacionadas ao setor.

Como parte das ações que o Sebrae/CE tem desenvolvido em relação ao crescimento do turismo náutico no Estado, empresas integrantes do setor vão participar do estande do Sebrae/CE no BTM – Brazil Travel Market 2025 que acontece a partir desta quinta-feira,23/10, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Esta iniciativa faz parte do processo do Sebrae/CE para estimular a estruturação das empresas do setor, que inclui, também, a promoção de encontros, rodadas de negócios e cursos de capacitação, além de parcerias com o poder público e empresas, como no projeto de uma rota náutica que vai fortalecer o segmento em Fortaleza.

O objetivo da inclusão do segmento voltado para o esporte, lazer e diversão na BTM é integrar o setor, promover a qualificação de mão de obra e impulsionar negócios. 

 das empresas de turismo náutico pretende ser uma vitrine desse tipo de turismo de experiência que vem se expandindo muito na Capital. O segmento apresentou crescimento de 21% em 2025, movimentando R$ 1,38 bilhão. “O número de turistas interessados na prática de esportes náuticos cresceu de 297.515 em 2024 para 350 mil em 2025”, contabiliza Eveline Tabosa, responsável pelo projeto no Sebrae/CE.

A partir de um mapeamento de oportunidades, face ao crescimento do setor de esportes náuticos, o Sebrae identificou as necessidades das empresas, montou um plano de ações e a partir de capacitações e encontros de negócios, vêm apoiando para que possam estar nas vitrines dos principais eventos de forma organizada e qualificada, visando o incremento sustentável dessas empresas, Evelynne Tabosa

 ações de impulsionamento de negócios e conexões, realizando uma rodada de negócios exclusiva entre 200 agentes de viagens e 20 fornecedores, prometendo intensificar as relações entre agentes de viagens e marcas nacionais e internacionais.  

Na oportunidade, o Ceará estará representado por suas oito Rotas Turísticas e pelas empresas de esportes aquáticos que estão sendo apoiadas pelo Sebrae/CE.

O estande do Sebrae/CE na BTM vai abrigar, também, as empresas de esportes náuticos. O Sebrae/CE tem investido no turismo náutico como vetor estratégico de desenvolvimento econômico e turístico no Ceará, especialmente em Fortaleza, por meio de apoio a eventos, capacitação de empreendedores e promoção de parcerias. As iniciativas visam integrar esportes náuticos, como kitesurf, windsurf e stand up paddle, ao turismo de experiência, além de qualificar o setor e impulsionar a economia local. 

O Ceará tem visto um forte “avanço do Turismo” em 2025, com destaque para o crescimento de mais de 35% no turismo internacional registrado até agosto, atraindo quase 70 mil estrangeiros através da expansão da malha aérea.

O projeto do Sebrae visa desenvolver e capacitar as empresas que operam no roteiro, através da formatação de produtos, melhoria de qualidade e promoção dos destinos integrados. O projeto tem feito o maior sucesso e atraído turistas do mundo todo.

Também será apresentado durante o BTM o plano Brasis O Plano Brasis – Plano Internacional de Marketing Turístico 2025-2027 é o novo marco dessa trajetória. Desenvolvido pela Embratur, em parceria com o Sebrae e o Ministério do Turismo, 

Visando posicionar o Brasil como um destino internacionalmente reconhecido por sua diversidade e por suas experiências turísticas autênticas e sustentáveis, 

Fotos: Reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter