
O município de Itapipoca, localizado no Oeste cearense, é conhecida como a “terra dos três climas” por reunir numa mesma região a praia, o sertão e a serra. A cidade, que está transformando sua riqueza natural e cultural em oportunidades de negócios, tendo a gastronomia como protagonista desse novo ciclo de desenvolvimento, vive um momento de efervescência empreendedora.

A força do setor de alimentação fora do lar, formado por bares, restaurantes, lanchonetes e pequenos empreendimentos, vem mostrando sua força econômica capaz de gerar empregos, promover o turismo e impulsionar o comércio local. Nos últimos anos, o Sebrae/CE, por meio de seu Escritório Regional Oeste, tem promovido um trabalho de capacitação, inovação e fortalecimento das empresas do segmento, em parceria com a Prefeitura de Itapipoca.
O I Circuito Gastronômico de Itapipoca, que segue com sua programação até o dia 16 de novembro, representa o ponto alto desse movimento. A iniciativa integra o programa “Sabores dos 3 Climas”, desenvolvido pelo Sebrae/CE, e busca valorizar a identidade gastronômica local ao mesmo tempo em que estimula a profissionalização do setor.
Segundo o analista de negócios Francisco David Mendes Aguiar, “o Sebrae/CE buscou gerar um impacto expressivo nas empresas participantes, criando oportunidades para que os empreendedores coloquem em prática tudo o que aprenderam ao longo da trilha de capacitação, ampliem sua visibilidade no mercado e alcancem novos patamares de competitividade e lucratividade”.
Ao longo de vários meses, os empresários receberam consultorias especializadas, oficinas práticas, visitas técnicas e também participaram de formações sobre gestão, inovação e marketing gastronômico. Esse conjunto de ações resultou em um circuito inovador que une gastronomia, cultura e turismo.
Durante o circuito, os estabelecimentos participantes criaram um prato temático oficial, inspirado nos sabores e ingredientes locais, o que reforça a autenticidade da culinária itapipoquense.
“Essa ação junto ao segmento de alimentação fora do lar oferece aos pequenos negócios uma grande oportunidade de ativar novos clientes e obter melhores resultados, ao mesmo tempo em que os consumidores vivenciam experiências gastronômicas mais criativas, imersivas e inovadoras”, destaca Jacob Bandeira, articulador do escritório regional do Sebrae/CE na região Oeste.





