Briga nos bastidores de Tremembé: Cristian Cravinhos acusa série de mentir e autor responde com provas

Polêmica

A série Tremembé chegou prometendo muito, e entregando mais ainda! A produção que narra o dia a dia do presídio de Tremembé, também conhecido como a penitenciária dos famosos, está sendo amplamente elogiada pela crítica e pelo público. Mas claro que uma produção desse nível não passaria sem algumas polêmicas. E a principal envolve Cristian Cravinhos, Ulisses Campbell, o autor do livro que inspirou a produção, e uma calcinha.

Condenado pelo assassinato dos pais de Suzane von Richthofen, Cristian Cravinhos usou as redes sociais para atacar a produção como “mentirosa”. Já o jornalista e roteirista Ullisses Campbell, rebateu as críticas apresentando o que ele afirma serem provas da veracidade de cena. Vale destacar que Campbell chega a ser considerado o “Leo Dias do true crime” devido ao seu acesso a detalhes íntimos de figuras polêmicas — e isso segundo o portal do próprio Leo Dias.

Cravinhos, Ulisses e o episódio da calcinha: o pivô da polêmica

Na trama, o personagem de Kelner Macedo, que interpreta Cristian, aparece pedindo uma “calcinha preta” ao parceiro, dentro da penitenciária. Nem é preciso ser especialista, porém, para entender que o registro tornou-se um dos mais comentados da série. Logo depois, o próprio Cristian Cravinhos veio a público e negou que tenha pedido e, claro, usado tal peça. Ele acusou a série de distorcer fatos “pelo ibope” e que a produção inteira era “muita mentira”.

Por outro lado, Campbell justificou a escolha editorial. Conforme ele afirmou à CNN Brasil, seu livro se baseia na versão dos fatos promovida pela acusação dos réus.  Mas mostrando que ele “mata a cobra e mostra o pau”, Ullisses Campbell publicou “provas” de que não mentiu. Em seu Instagram, o autor postou o que alega ser a peça íntima original, junto com a carta atribuída ao ex-presidiário. Em seguida, ele afirmou que tais provas materiais sustentam a narrativa da série.

Tremembé, o novo sucesso do true crime brasileiro

As produções estilo true crime, ou seja, que contam ou são inspiradas em crimes reais, têm feito cada vez mais sucesso no Brasil. Assim, o Prime Video lançou recentemente Tremembé em sua plataforma. A série retrata a rotina de detentos famosos no complexo penitenciário de Tremembé (SP), como Suzane von Richthofen, Elize Matsunaga e os irmãos Cravinhos.

Baseada nos livros de Ullisses Campbell — Suzane: Assassina e Manipuladora e Elize: A Mulher que Esquartejou o Marido —, a produção explora como essas figuras lidam com a notoriedade, a convivência entre presos e o sistema carcerário brasileiro.

Contudo, a tensão entre Cravinhos e Campbell expõe um debate complicado: até que ponto o entretenimento pode narrar histórias reais sem ser “desmentido” pelos envolvidos?

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter