
Você é o tipo de pessoa que tem um nome super comum, daqueles que tinham 2 ou mais pessoas que se chamavam como você na escola? Ou só encontrou outra pessoa com um nome igual ao seu numa sala do ENEM, por exemplo? Pois bem, o IBGE acabou de divulgar uma pesquisa que tem feito sucesso nas redes sociais: o ranking dos nomes mais utilizados no país!
Brasil: um país de Maria e José, mas de muita criatividade também
O Brasil pode até mudar de presidentes, de moda e gíria a cada temporada, mas duas tradições seguem firmes desde o nascimento do país: batizar meninas de Maria e meninos de José.

Segundo o IBGE, que divulgou esta semana a nova edição da plataforma “Nomes no Brasil”, há mais de 12,2 milhões de Marias e 5,1 milhões de Josés espalhados pelo território nacional. É tanta Maria e José que daria pra lotar 215 maracanãs e ainda sobraria gente pra cantar no coral da igreja.
Mas o levantamento não para por aí: aparecem também Ana, João, Antônio, Francisca e Pedro entre os queridinhos do país. Afinal, são nomes clássicos que resistem ao tempo, às músicas, aos modismos (Enzos e Valentinas que o digam), e até ao TikTok.
O outro lado da moeda: os nomes mais raros do Brasil
O IBGE também revelou os nomes com menos registros em todo o país. E acredite, há mais de 4 mil deles que são utilizados por 20 pessoas ou menos. Entre eles estão preciosidades dignas de novela mexicana e criatividade de mãe brasileira.
Os nomes vão desde clássicos dos tempos das avós como Ataíde, Clotilde, Delfina, Celestina e Agenor. Ou seja, nomes que você só ouve quando alguém grita “vem jantar!” em um vilarejo com 200 habitantes. Já outros são realmente incomuns como Abao, Brevina, Cilva (sim, com C), Senhorzinho, Muniza e até Caralos.
O que é a plataforma “Nomes no Brasil”

A ferramenta do IBGE é o tipo de site que você entra “só pra ver rapidinho” e sai duas horas depois, comparando o nome do seu cachorro com o da vizinha. O “Nomes no Brasil” usa dados do Censo 2022 e mostra quantas pessoas têm determinado nome, onde elas vivem e até em que décadas o nome bombou. E como tudo vira meme nas redes sociais, a moda é justamente mostrar os dados curiosos sobre o seu nome.
Como usar (e se divertir com) o Nomes do Brasil:
- Acesse censo2022.ibge.gov.br/nomes.
- Digite seu nome (ou o de quem você quiser investigar).
- Veja quantas pessoas têm o mesmo nome, em quais estados ele é mais popular e quando ele esteve em alta.
O site também mostra combinações completas (como “Maria Clara”, “João Pedro”, “Ana Júlia”) e tem um ranking interativo que lista os nomes mais e menos usados. Dá pra descobrir que seu nome é raríssimo… ou que você é mais um José ou Maria na multidão…
Fotos: Reprodução





