
Um espaço simbólico do Centro de Fortaleza voltou a receber público. O Teatro Carlos Câmara retomou suas atividades após permanecer cinco anos sem funcionamento.
A reabertura marca a conclusão das intervenções realizadas pelo Governo do Ceará. Foram investidos R$ 564.460,15 em serviços estruturais, ajustes internos e reorganização de áreas como a antecâmara e o guarda-corpo da sala de espetáculos. As melhorias atenderam às necessidades de circulação do público e de trabalho dos artistas.
Com entradas pelas ruas Dr. João Moreira (471) e Senador Pompeu (454), o teatro passa a oferecer programação de quinta a domingo. A agenda inclui apresentações, atividades infantis e projetos contínuos, abrindo espaço para diferentes linguagens e encontros.
Saiba mais
O Teatro Carlos Câmara foi inaugurado no dia 5 de outubro de 1974, pelo governador César Cals (1926-1991). O espaço passou a ser conhecido como Teatro da Emcetur, pela proximidade com o primeiro equipamento turístico do Estado, inaugurado um ano antes, hoje denominado Centro de Turismo. No entanto, 20 anos depois de inaugurado, a falta de manutenção fez com que o Teatrinho da Emcetur fosse fechado, em 1994.
O equipamento só veio a ser reinagurado no dia 5 de setembro de 2012, pelo governador Cid Gomes, que devolveu à Capital um teatro reformado, ampliado e com novo nome, para homenagear o teatrólogo Carlos Câmara (1881-1939), que em 1918 fundou em Fortaleza o Grêmio Dramático Familiar, onde encenava peças de autoria própria, cujos textos eram marcados pela crítica de costumes e adaptados para a linguagem popular, valorizando a irreverência e o jeito próprio de ser cearense.

Fotos: Reprodução / Fonte: Governo do Ceará





