
Sabia que, dentre as várias coisas pelas quais Kim Kardashian é conhecida, também está a solução do roubo de um sarcófago? Parece história de série, mas acreditem, é verdade. Isso aconteceu em 2018, quando Kim Kardashian participou do MET Gala. Lá, claro, ela fez exatamente o que se espera de uma Kardashian em um dos eventos mais fotografados do planeta: posou lindamente na frente de tudo, inclusive de um sarcófago dourado exibido pelo Metropolitan Museum of Art.
E como todo clique de uma Kardashian, a foto viralizou, as curtidas cresceram e, de repente, a internet ganhou outro momento “Kim”. Só que, dessa vez, o clique virou pista de investigação internacional.

A imagem chegou às mãos de um informante que reconheceu o sarcófago de Nedjemankh. Trata-se de um artefato egípcio da era ptolomaica que saiu ilegalmente do Egito durante a Revolução de 2011. Ou seja, a peça provavelmente chegou ao MET com documentos forjados, e a exposição no evento serviu como alerta para especialistas e investigadores que já rastreavam o tráfico de antiguidades.
A partir da foto, a promotoria de Manhattan deu um passo importante para reconstruir o caminho do artefato, e o MET acabou devolvendo o sarcófago ao Egito em 2019. Kim não fez nada de propósito, claro. Ela só estava ali, sendo Kim. Mas seu clique acidental entrou para a história como uma das pistas mais glamourosas já usadas em investigações de arte.

Além de Kim Kardashian e o sarcófago: outras celebridades que também viraram “detetives”
O caso de Kim Kardashian não é o único entre as celebs. Shaquille O’Neal, por exemplo, já teve uma atuação importante ao auxiliar a polícia. O jogador não precisa de introduções. Ele é gigantesco, carismático e dono da maior coleção de momentos “isso não devia ser possível, mas aconteceu mesmo” da História da NBA. E, entre esses momentos, existe uma história confirmada pela ABC News e pelos relatórios policiais: Shaq ajudou a resolver um crime de trânsito.

Em 2013, ele estava no carro com amigos em um bairro de Boston quando testemunhou um motorista bater e fugir após derrubar um ciclista. Em vez de virar apenas mais um espectador, Shaq decidiu seguir discretamente o veículo enquanto seus colegas ligavam para a polícia. A partir das informações que ele forneceu, os agentes localizaram o carro e identificaram o suspeito.

A vítima sobreviveu, o motorista enfrentou acusações e Shaq se tornou, por algumas horas, o super-herói que Hollywood jamais conseguiu produzir com tanto realismo.
Tom Brady e o roubo da camisa que mexeu com FBI, mídia e polícia internacional
Ainda na seara dos esportes, o próprio Tom Brady, ex de Gisele Bündchen, também se viu em meio a um caso de roubo que também mexeu com o FBI e a polícia internacional.

Tudo começou em 2017. Logo depois do Super Bowl LI — aquele em que o New England Patriots virou contra o Atlanta Falcons — Tom Brady percebeu que sua camisa havia desaparecido do vestiário. A peça valia mais do que ouro esportivo. Isso porque era a camisa usada por um dos principais jogadores da época na maior virada da história da NFL.
A partir daí, começou um frenesi global. Como a mídia já havia fotografado Brady de todos os ângulos naquele dia, investigadores reuniram imagens, analisaram vídeos e compararam detalhes da camisa em dezenas de registros públicos. Foi uma operação tão intensa que o caso atraiu a atenção do FBI e das autoridades mexicanas.

Com o monitoramento da imprensa e as imagens de credenciamento do próprio evento, os agentes conseguiram identificar o suspeito: um jornalista mexicano credenciado que levou a camisa para fora do país. Ele guardava não apenas essa peça, mas também outra camisa histórica de Brady e outros itens esportivos valiosos.
A peça foi recuperada em uma operação internacional real digna de documentário esportivo. Brady não vestiu a capa de herói, mas sua rotina hiper fotografada virou material de investigação mais eficiente que CSI.
Deu para notar que até para celebridades, estar na hora certa e no lugar certo pode ser muito mais do que pela fama! Agora me conta: qual dessas histórias você achou mais surpreendente?
Fotos: Reprodução





