
O fim do mês de novembro promete ser movimento na Pinacoteca do Ceará! O equipamento da Secult-CE gerido em parceria com o Instituto Mirante encerra o mês de novembro com diversas atividades, incluindo ações do III Festival Afrocearensidades.
Na semana de 23 a 30 de novembro, a programação conta com a última oficina de macramê do Pouso do Trabalhador deste ano, sessão de yoga e uma atividade especial do Ateliê Criança Cria, inspirada nas exposições em cartaz. E o melhor: O acesso às atividades é inteiramente gratuito!

A programação tem início nesta quarta-feira (26), com o Pouso do Trabalhador “Oficina de Macramê”, das 12h30 às 13h30, no hall do museu, com acessibilidade em Libras. A oficina de tecelagem manual integra o Festival Afrocearensidades 2025 e oferece um momento de pausa no meio do dia. Os participantes aprendem a técnica fazendo uma pulseira. No mesmo dia, às 17h, no pátio do museu, Gleici Barbosa conduz a pratica hatha yoga no “Yoga ao Pôr do Sol”. São 20 vagas. As inscrições abrem uma hora antes, na recepção.
Na sexta-feira (28) e no sábado (29), o público pode participar de visitas mediadas por todas as exposições em cartaz. Conduzidos pelos arte-educadores, os percursos começam às 15h, são acessíveis em Libras e oferecem 20 vagas cada, com inscrição a partir de uma hora antes na recepção.

Para encerrar a programação do mês, o domingo (30) é dedicado ao Ateliê Criança Cria “Caderninhos sensíveis”, com Ligia Bessa, em duas sessões, às 10h e às 15h. A partir das obras e conceitos da exposição “Corpos explícitos, corpos ocultos”, os participantes irão elaborar caderninhos artesanais do zero, criando composições sensíveis com papéis, colagens e objetos riscantes. A atividade é para crianças a partir de 5 anos.
Confira a programação completa abaixo:
26/11/2025 | Quarta-feira | 12h30 às 13h30
Pouso do Trabalhador “Oficina de Macramê”
Com Meire Nascimento
Local: Hall da Pinacoteca
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

26/11/2025 | Quarta-feira | 17h às 18h
Yoga ao Pôr do Sol (Hatha Yoga)
Com Gleici Barbosa
Local: Pátio
Classificação Indicativa: Livre
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção

28/11/2025 | Sexta-feira | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
29/11/2025 | Sábado | 15h às 16h
Visita Mediada
Com arte-educadores da Pinacoteca do Ceará
Local: Exposições em cartaz
Classificação Indicativa: Livre
Acessibilidade em Libras
20 vagas. Inscrição a partir de 1h antes da atividade na recepção
30/11/2025 | Domingo | 10h e às 15h
Ateliê Criança Cria ”Caderninhos sensíveis”
Com Ligia Bessa
Local: Ateliê 1
Classificação Indicativa: Livre
Para crianças a partir de 5 anos
15 vagas. Inscrição por ordem de chegada

Em Cartaz
A Pinacoteca do Ceará apresenta, atualmente, quatro grandes exposições: “Corpos explícitos, corpos ocultos”, com mais de cem obras de 48 grandes nomes da arte contemporânea em torno da investigação do corpo, em cartaz até 26 de abril de 2026; “MAM São Paulo na Pinacoteca do Ceará: figura e paisagem, palavra e imagem”, com obras de artistas como Anita Malfatti, Alfredo Volpi e Rosana Paulino, prorrogada até 25 de janeiro de 2026; “Existências paralelas – acervo em (des)construção”, com 484 obras que exploram o acervo do museu e as narrativas dos territórios do Ceará, prorrogada até 24 de maio de 2026; e “Amar se aprende amando”, sobre o centenário de Antonio Bandeira.
O público pode conferir, ainda, a Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará, com trabalhos de Chico da Silva pertencentes à coleção do museu e bastidores do processo de conservação e restauro.
A classificação indicativa das mostras varia e a visitação é livre e gratuita de quarta a sexta-feira, de 10h às 18h, aos sábados de 12h às 20h e aos domingos, de 10h às 17h.

Sobre a Pinacoteca do Ceará
Inaugurada em dezembro de 2022 pelo Governo do Ceará, a Pinacoteca do Ceará tem a missão de salvaguardar, preservar, pesquisar e difundir a coleção artística da instituição, sendo espaço de ações formativas com artistas, comunidade escolar, famílias, movimentos sociais, organizações não governamentais e demais profissionais do campo das artes e da cultura. Trata-se de um espaço de experimentação, pesquisa e reflexão para promover o diálogo entre arte e educação a partir de práticas artísticas. Desde a abertura, o museu já recebeu mais de 262 mil visitantes.
Fotos: Reprodução/Fonte: Secult.





