
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) lança o segundo episódio do Ceará Raiz, série documental multiplataforma que valoriza as manifestações culturais da identidade do povo cearense. Após a estreia dedicada às casas de farinha de Itapipoca e Amontada, o projeto volta-se agora para a cachaça do município de Viçosa do Ceará, um dos mais fortes patrimônios culturais e econômicos do interior do Estado. O novo episódio será exibido nesta quinta-feira (27/11), às 20h30, na Alece TV (canal 31.1).

Reconhecido como polo histórico da produção de cachaça, o município abriga mais de 80 fábricas. No episódio, a equipe percorre engenhos e alambiques, entrevista produtores e acompanha todas as etapas da fabricação – da colheita da cana à destilação e chegada do produto final às prateleiras – mostrando como a tradição é transmitida de geração em geração e reforçando o vínculo entre trabalho, memória e desenvolvimento regional.
Idealizado pela primeira-dama da Alece, Tainah Marinho Aldigueri, o Ceará Raiz é produzido pela equipe de comunicação da Casa. Ao apresentar o projeto em plenário, o presidente da Alece, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que a série busca preservar e dar visibilidade às expressões culturais do Estado, reforçando o sentimento de orgulho e pertencimento.
Nesta primeira temporada, quatro municípios foram escolhidos para retratar diferentes tradições: Itapipoca (casas de farinha), Viçosa do Ceará (cachaça), Granja (carnaúba) e Cascavel (Feira de São Bento).
COMO ASSISTIR
Além de acompanhar na programação da Alece TV, o novo episódio também está disponível no Alece Play e no YouTube. A revista Plenário Alece já conta com reportagem especial na edição 73. O conteúdo também pode ser acompanhado nos demais canais de comunicação da Casa, ampliando o acesso do público às histórias, aos saberes e aos personagens que mantêm vivas as raízes culturais cearenses.
A pesquisa, o roteiro e a narração são assinados por Marina Ratis; a produção é de Crisley Cavalcante e as imagens, edição e finalização, de Odério Dias.
– Assista ao segundo episódio no YouTube.
– Veja também no Alece Play.
– Confira a reportagem na revista Plenário Alece.
Fotos: Reprodução/Fonte: ALECE.





