2ª edição do Festival Ceará da Diversidade acontece em Fortaleza de 18 a 20 de dezembro! 

Agenda Cultural|Cultura|Em Fortaleza

Fortaleza vai celebrar a diversidade, a inclusão e o protagonismo da população LGBTI+ no 2º Festival Ceará da Diversidade, realizado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade (Sediv) e da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Hub Cultural Porto Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes e o Instituto Dragão do Mar (IDM), que acontecerá de 18 a 20 de dezembro!

A programação acontece nestes três espaços que integram a Rede Pública de Espaços Culturais da Secult Ceará e reúne ações dedicadas ao fortalecimento de políticas públicas voltadas à população LGBTI+, seminários, oficinas, feira de empreendedorismo, shows, performances, ballroom, DJs, desfiles, literatura e cinema. 

O acesso é gratuito e como gesto de solidariedade, o evento incentiva a doação de 1kg de alimento não perecível, que será destinado ao programa Ceará Sem Fome.

Com o tema “Vida em movimento, orgulho que sustenta”, o festival busca consolidar-se enquanto evento político-cultural-formativo sobre diversidade de gênero e sexualidade no Estado do Ceará e ampliar espaços de diálogo e fortalecer a presença da comunidade na vida pública, reafirmando sua contribuição para a construção de uma sociedade mais justa, plural e comprometida com os direitos LGBTI+. 

Em sua primeira edição, realizada em 2024, o Festival tornou-se um dos maiores encontros de diversidade do Estado. Em 2025, o evento amplia seu público, seus espaços e suas atividades, se reafirmando como um espaço de celebração, diálogo, respeito, memória e orgulho. A iniciativa reconhece e valoriza as múltiplas formas de existir e resistir que compõem a diversidade cearense, conectando artistas, coletivos, empreendedores, movimentos sociais, gestores e o público em geral. 

AÇÕES ESTRUTURANTES E ECONÔMICAS

O 2º Festival Ceará da Diversidade inicia na quinta-feira (18), no auditório do Centro Dragão do Mar, com ações estruturantes para a construção de políticas públicas transformadoras e valorização das múltiplas expressões culturais da comunidade LGBTI+. Entre os destaques, a instalação da Comissão Estadual Intergestores da Política LGBTI+, que terá primeira reunião restrita a gestores municipais e convidados na quinta-feira, às 9h, no auditório do Dragão do Mar.

Outro momento de destaque desta edição é o Seminário Estadual de Enfrentamento à LGBTIfobia no futebol, no mesmo local, às 13h, atividade aberta ao público. O Seminário será um momento de debate com especialistas, gestores públicos, representantes da sociedade civil e pessoas interessadas em esporte e promover a inclusão e a diversidade no meio esportivo. A programação contará com uma apresentação teatral do grupo Falando Portugays.

À noite, às 18h, ocorrerá o Encontro Cearense de Organizadores de Paradas LGBTI+. Realizado pelo Grupo de Resistência Asa Branca (Grab) em parceria com a Sediv, o encontro abordará o impacto das Paradas da Diversidade na valorização cultural, no fortalecimento do turismo e na dinamização da economia LGBTI+, destacando como esses eventos contribuem para a visibilidade, inclusão e desenvolvimento social. A atividade é aberta ao público.

ABERTURA OFICIAL

A Praça Verde do Centro Dragão do Mar, que sedia boa parte da programação artística, vai receber a abertura oficial do 2º Festival Ceará da Diversidade – “Vidas em movimento, orgulho que sustenta”. Marcado para dia 19 às 20h, o momento contará com a presença de representantes da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, órgão do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) do Brasil,  de Bruna Benevides, presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e demais autoridades.

NOS PALCOS: DJs E SHOWS 

Na Praça Verde, o 2º Festival Ceará da Diversidade recebe atrações cearenses e nacionais que celebram a diversidade e o protagonismo LGBTI+, evidenciando a arte como expressão de resistência, inclusão e cidadania, e reforçando o compromisso do evento com a visibilidade e o reconhecimento dos talentos LGBTI+ em todo o país.

Na noite de sexta-feira, tem discotecagem com DJ Silas e Coletivo Numalaje e dois grandes shows. Às 19h, a artista cearense Camaleoa convida Mumutante, Carú Lina, Fabiano Brandão e Di Ferreira. Fechando a noite, o palco é da artista paraense Jaloo.

No sábado, Ballroom Diversity abre a programação às 16h. A atividade, em parceria com o movimento Ballroom, promove a valorização da cultura LGBTI+ e destacando a arte, a performance e a expressão como formas de resistência, empoderamento e construção de identidade. DJ Bugzinha abre o som na Praça Verde às 17h30, que terá também discotecagem e intervenção artística com DJ Nanny Seven, Supremmas e Coletivo Divas. Dois shows também acontecem na noite. Às 19h30, Suzy Navarro convida Iara Pamella, Aline Mel e Makem. Encerrando a 2ª edição do Festival, a atração no palco da Praça Verde é o pernambucano Romero Ferro.

FEIRA DE EMPREENDEDORISMO LGBTI+

Na sexta-feira (19) e no sábado (20) o festival inicia com a Feira de Empreendedorismo LGBTI+, espaço dedicado ao protagonismo econômico da comunidade, que acontecerá na Praça Verde do Dragão do Mar. Com foco na geração de renda, visibilidade e autonomia econômica, a Feira reunirá 15 empreendedores mapeados pelo Comitê de Empregabilidade e Empreendedorismo LGBTI+, trazendo peças únicas, produtos autorais e iniciativas da economia criativa. A curadoria integra diversidade estética, inovação, sustentabilidade e representatividade, reforçando a potência criativa que movimenta o Ceará.

Além dos expositores, o espaço contará com estandes de oportunidades de emprego, em parceria com a Secretaria do Trabalho, SINE/IDT, ativações institucionais e serviços do Ceará Credi, ampliando o acesso a crédito, qualificação e orientação para pequenos negócios. Haverá também uma área gastronômica, fortalecendo o ecossistema de empreendedorismo local e incentivando o consumo de iniciativas da comunidade.

Quer conferir a programção detalhada de cada dia  equipamento? Acesse o site oficial da SECULT CEARÁ clicando aqui! 

Fotos: Reprodução/Fonte: Secult CE.

Inscreva-se na nossa newsletter