Câmara Municipal homenageia Associação Cearense de Parkinson em sessão especial!

Acontece|Atualidades|Câmara Municipal de Fortaleza

Em homenagem à Associação Cearense de Parkinson- ACP, a Câmara de Fortaleza realizou na tarde desta segunda-feira (15), no Plenário Fausto Arruda, uma sessão solene alusiva à instituição. O evento é de autoria do vereador Jorge Pinheiro (PSDB), por meio do requerimento nº 7885/2025.


Presidiu a solenidade o propositor vereador Jorge Pinheiro (PSDB); presidente da Associação Cearense de Parkinson, Gláucia Maria Lima Gondim Moreira Tavares; primeiro vice-Presidente da Associação Cearense de Parkinson, Raimundo Augusto e Silva Lopes; segunda vice-presidente da Associação Cearense de Parkinson, Mônica Mählmann Muniz Miranda; secretária da Associação Cearense de Parkinson, Izabel Cristina Lopes, Tesoureiro da Associação Cearense de Parkinson, José Cláudio da Silva; diretor de Comunicação e Marketing da Associação Cearense de Parkinson, Fábio Tajra.

Histórico

A Associação Cearense de Parkison oferece acolhimento e conexão entre pessoas com Parkinson, transformando a experiência individual em um esforço coletivo. A criação da ACP ganha relevância diante do aumento de doenças neurodegenerativas, com a associação buscando informar e dar suporte a pacientes, familiares e cuidadores no Ceará. 

O que é a Doença de Parkinson
É um transtorno neurológico crônico e progressivo que afeta o movimento, causado pela diminuição da dopamina. A ACP trabalha para quebrar o estigma e informar sobre a doença, que é mais prevalente com o envelhecimento da população. 

O que é Parkinson?
A doença de Parkinson é uma condição que afeta o sistema nervoso central (região do cérebro encarregada de receber e processar informações), principalmente o sistema motor, responsável por controlar os movimentos do corpo. O Parkinson é causado pela redução progressiva da produção de dopamina, uma molécula cerebral que responsável por controlar os movimentos como andar, escrever e falar. É a segunda doença neurodegenerativa (quando os neurônios se deterioram) mais comum no mundo, e afeta cerca de 11 milhões de pessoas. 

Homenageados

1- Rafael Costa Lima Maia;
2- Flávio Belmino Barbosa Evangelista;
3- Luiz Carlos Pedrosa;
4- Daniel Galdino do Nascimento;
5- Raitemisa dos Santos Lima, nesse ato será
representada por: Luis Carlos Belmonte;
6-Luciano Veloso Casqueiro;
7- Carlos Roberto Grangeiro Rodrigues;
8- Glaucia Maria Lima Gondim Moreira Tavares;
9- Raimundo Augusto e Silva Lopes;
10- Mônica Mählmann Muniz Miranda;
11- Izabel Cristina Lopes Diógenes;
12- José Cláudio da Silva;
13 – Fábio Rodrigo Morais Tajra;
14 – Luiz Mardos Cavalcante;
15- Karyne Lane Alves Gomes;
16- Renan de Araújo Félix;
17 -Joelma Torres de Jordão;
18- Flávia de Paiva Santos Rolim;
19 – José Ulisses Alves Pereira Neto;
20- Giorge Luiz Gondim Porto de Queiroz, nesse
ato representado por: Giorge Luiz Kostic Porto de Queiroz;
21 – Joana D’arc Alexandre Tavares;
22 – Antônio Fabio Souza.

Para ver a cobertura fotográfica completa letra do evento, acesse o site oficial da CMFOR clicando aqui!

Fotos: Reprodução/Fonte: CMFor.

Inscreva-se na nossa newsletter