
O Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) preparou um fim de semana especial que une formação, arte, música e imaginação, convidando o público a vivenciar a fotografia em diferentes linguagens e experiências!

As ações marcam o encerramento das atividades do equipamento cultural em 2025, que terá recesso de 23/12/25 a 01/02/26. Nos dias 20 e 21 de dezembro, a programação reúne oficinas práticas, leitura de imagens, apresentação musical natalina e atividades voltadas para o público infantil, reforçando o papel do museu como espaço de encontro, criação e troca.
No sábado(20), a manhã começa com a Oficina Prática e Leitura em Fotografia de Rua, conduzida pelo professor Thiago Braga. A atividade propõe um olhar atento sobre o cotidiano urbano de Fortaleza, em um percurso que parte da Galeria Pedro Jorge, no Centro, e segue até a Praça do Ferreira.
Durante o trajeto, os participantes são convidados a observar, registrar e refletir sobre cenas que traduzem a essência da cidade, utilizando tanto celulares quanto câmeras profissionais. No domingo (21), também a partir das 9h, o grupo se reúne no Museu da Fotografia para a leitura e discussão das imagens produzidas, em um momento de análise coletiva e aprofundamento do olhar fotográfico.

Ainda no sábado à tarde, o clima de Natal toma conta do MFF com a apresentação “Um Natal de Paz”, do Grupo Sopro da Juventude, formado por jovens do projeto Pupilos da Arte, do Centro de Promoção Cultural e Vivência Ecológica (CEPEVIVE). O concerto reúne um repertório natalino executado por instrumentos de sopro e celebra os 25 anos de atuação da instituição, que desenvolve ações de cultura, cidadania e educação ambiental junto a crianças e jovens de Caucaia.
Também no sábado, no mesmo horário, o museu realiza a Oficina “Montando Histórias”, voltada para crianças. A atividade propõe unir fotografia, imaginação e contação de histórias, estimulando os participantes a criarem narrativas a partir de suas próprias imagens. Por meio de fotocolagem, conversas e da estrutura clássica das histórias, introdução, desenvolvimento, clímax e desfecho, a oficina convida as crianças a dar novos sentidos às fotografias, transformando o fazer fotográfico em brincadeira e invenção.
Com atividades gratuitas e abertas ao público mediante inscrição prévia, a programação deste fim de semana reforça o compromisso do Museu da Fotografia Fortaleza com a formação cultural, o acesso à arte e a valorização de diferentes olhares sobre a cidade, a memória e o imaginário coletivo.
Além das atividades, o MFF segue em cartaz com a exposição do fotógrafo Araquém Alcântara, oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e revisitar um dos nomes mais importantes da fotografia brasileira contemporânea.
Veja a programação completa do fim de semana no Museu da Fotografia Fortaleza!
Oficina Prática e Leitura – Fotografia de Rua
Datas: 20 e 21 de dezembro
Horário: 9h às 12h
Locais:
• Sábado (20/12): Galeria Pedro Jorge – R. Senador Pompeu, 834, Centro (percurso até a Praça do Ferreira)
• Domingo (21/12): Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Varjota
Inscrições gratuitas – https://abrir.link/OPqBt
Um Natal de Paz – Apresentação Musical
Data: 20 de dezembro
Horário: 14h às 16h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Varjota
Inscrições gratuitas – https://abrir.link/IWgnc
Oficina Montando Histórias
Data: 20 de dezembro
Horário: 14h às 16h
Local: Museu da Fotografia Fortaleza – Rua Frederico Borges, 545, Varjota
Inscrições gratuitas – https://abrir.link/jnYZF
SOBRE O MUSEU DA FOTOGRAFIA FORTALEZA
Inaugurado em 10 de março de 2017, o Museu da Fotografia Fortaleza (MFF) conta com dois andares de acervo fixo e um dedicado a exposições temporárias.
Com uma equipe de mais de 40 profissionais atuando nos setores de educação, ação social, cultura e administração, o museu garante sua manutenção e realiza atividades que fortalecem a relação com a comunidade e preservam a memória de Fortaleza e do mundo. Atualmente, o museu conta com quatro programas principais, Museu na Comunidade, Museu na Saúde, Museu Acessível e Museu Itinerante, que juntos englobam 12 projetos.
O MFF oferece cursos, oficinas e visitas guiadas, especialmente para a terceira idade, artistas, estudantes e educadores, em parceria com secretarias estaduais e municipais de Cultura, Turismo e Educação.
Fotos: Reprodução.





