Etiqueta no trabalho

Comportamento

Nem só no ciclo pessoal ou a mesa que as etiquetas são importantes. No ambiente de trabalho as regras básicas de educação vão muito além das conhecidas pela maioria das pessoas. O fato é que esse tipo de comportamento pode ser determinante para o seu sucesso dentro da empresa e também para o seu crescimento profissional. Você até pode ter um excelente perfil, mostrar-se um ótimo empregado e deixar claro todo o seu potencial, mas caso não saiba se comportar adequadamente pode colocar tudo isso a perder. Então, para ganhar de vez a confiança do seu chefe e provar que sabe manter a conduta correta, o No Pátio mostra as principais dicas agora!

Horário
Ser pontual é fundamental para mostrar o seu comprometimento e a capacidade de cumprir normas. Sem falar que o primeiro passo para deixar claro que a disciplina faz parte da sua vida. Chegar sempre na hora deixa no ar a impressão certa: que você é um profissional bastante confiável!

Internet
O fato de muitas empresas liberarem o uso da Internet não quer dizer que você deve abusar desse benefício. Nada de passar horas em redes sociais, conversando com amigos ou visitando sites que não possuem relação nenhuma com o trabalho. Aproveite a hora do almoço para checar os e-mails e recados no Facebook. Depois disso, concentre-se nas obrigações!

Celular
Celular tocando na hora do expediente não pega bem. Então, deixe sempre no silencioso e nunca saia no meio de uma reunião para atender uma ligação. Se o assunto for urgente peça licença aos colegas e chefes. Só depois, atenda o celular, quando já estiver fora da sala. Ah! Nada de baixar a cabeça durante a reunião e responder e-mails enquanto o chefe faz algum tipo de apresentação.

Ouça
É sempre bom lembrar que ouvir mais é bem melhor. Nada de falar muito e esquecer que escutar o que os outros tem a dizer é de extrema importância. Ah! Contenha-se quando alguém fizer uma pausa. Não fale nesse intervalo e deixe que o colega ou chefe retome ao raciocínio inicial.

Confidencialidade
Esse é um dos pontos mais sérios! Assuntos confidenciais – como o próprio nome já diz – não podem ser revelados a ninguém. Nada de comentários fora de empresa ou até mesmo com amigos sobre os assuntos de trabalho. A confiança é construída durante muito tempo, mas pode ser perdida em muito pouco tempo.

Ao sair da empresa
Ao sair da empresa deixa sempre as portas abertas caso queira ou precise voltar. Nada de falar mal dos chefes, brigar com colegas de trabalho pensando que nunca mais os verá ou sair da empresa em situação desconfortável com os gestores. Avise sobre sua saída, pelo menos, 15 dias antes, e ofereça ajuda para passar todo o trabalho a quem irá assumir seu posto.

Inscreva-se na nossa newsletter