O mês de Junho está sendo excepcionalmente movimentado no Theatro José de Alencar, onde acontece dois grandes eventos: a Zona de Transição 2012 – I Festival Internacional de Artes Cênicas do Ceará e o III Encontro Internacional de Artes Cênicas do TJA. Com programações simultâneas, os eventos que acontecem entre os dias 15 e 24, trazem atividades de formação e debates com participações de grupos daqui do Ceará e de outros Estados e países.
O festival e o encontro transitam pelo Centro de Fortaleza, além de ocupar os espaços do TJA, ruas, praças, jardins e equipamentos culturais da cidade darão suporte ao evento. A programação especial foi dividida em “zonas” – Ceará, Brasil e Internacional. Daqui participam grupos como Cia. Cearense de Molecagem, Bagaceira, Teatro Mimo, Teatro Máquina, Nóis de Teatro, entre outros. A programação inclui ainda a mostra “Inéditos & Dispersos”, com trabalhos de curta duração (até 15 minutos) nas linguagens de circo, dança e teatro.
A zona internacional conta com os espetáculos “Tomate, puro tomate”, do Palhaço Tomate e “Tercer Cuerpo”, do Grupo Timbre (Argentina); “Orô de Otelo”, do Projetos Multiculturais Odin Teatret (Brasil/Dinamarca); “Trilogia sobre algunos asuntos de familia”, do Grupo La Maldita Vanidad (Colômbia); “El niño que soñaba”, do La mar de marionetas (Espanha/Guiné Bissau); “Oxalajuj B´Aqtum”, do grupo Sotzil (Guatemala), “Asunción Años 30”, do Hara Teatro Danza (Paraguai) e “Um pouco de tudo praticamente nada”, da Família Colombaioni (Itália). O festival é uma ação do Governo do Estado, por meio da Secredaria da Cultura do Estado (Secult) e TJA, realizado com recursos do Fundo Estadual da Cultura (FEC).
Fotos: Reprodução