O grupo britânico Quacquarelli Symonds divulgou o ranking das melhores universidades da América Latina, que tem em primeiro lugar, a Universidade de São Paulo (USP). A universidade foi aprovada em todos os critérios de avaliação adotados. A lista traz as 200 melhores faculdades latino-americanas. A avaliação feita pelo QS leva em consideração a reputação acadêmica das instituições e de seus funcionários. Ainda são avaliados o número de trabalhos publicados e citados; o tamanho da universidade e quantos alunos recebe; e a relevância das pesquisas na internet.
Com 44,6, a Universidade Federal do Ceará (UFC), aparece em 84º lugar no ranking. Entre as 25 melhores universidades, o Brasil tem mais 8 representantes: a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 3º lugar; Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 8º; Minas Gerais (UFMG), 13º; Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), 14º; e de São Paulo (Unifesp), 15º.
Para quem quer estudar em uma das 25 melhores universidades latino-americanas, pode optar, ainda, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) que aparece no 16º lugar do ranking da QS, à frente da Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-Rio), uma das mais renomadas instituições particulares do Brasil e, mais bem colocada entre as particulares brasileiras. A Universidade de Brasília (UnB), fecha o grupo das 25 melhores.
Foto: Reprodução