Conheça os cinco ativos consagrados dos cosméticos!

Beleza|Moda

Ter uma pele de pêssego é o desejo de nova entre dez mulheres. Cremes, demaquilantes, loções e outros segredinhos de beleza são amigos inseparáveis da mulherada que não abre mão de cuidar da beleza da pele. Rugas, manchas, cravos e espinhas pedem ativos específicos para um combate eficaz. Sendo assim, o No Pátio separou os cinco mais poderosos e procurados no mercado:

1. Antioxidantes
Composto por vitamina E, vitamina C, phloretin, coffee berry, resveratrol e uma série de outras substâncias que freiam a reação em cadeia dos radicais livre, moléculas que, entre outros prejuízos, que são responsáveis pelo envelhecimento precoce. Seguindo pesquisas recentes, o excesso de radicais livres causa inflamação nas células e quando isso acontece repetidas vezes as chances de proliferação de radicais livres aumenta. Nesse momento, os cosméticos à base de antioxidantes surgem para minimizar esse efeito nocivo, que acontece principalmente nas mulheres que se expõem muito aos raios solares, fumam ou têm má alimentação.

2. Ácido salicílico
O ácido salicílico tem ação anti-inflamatória e esfoliante e é uma das mais indicadas para combater cravos e espinhas quando estão em estágios leves e moderados. Por ser uma molécula oleosa, penetra de forma muito rápida na pele, o que aumenta e muito a eficiência do ativo. O LHA (lipo-hidroxiácido) é uma nova forma do ativo e que já está fazendo muito sucesso.

3. Retinol
Popularmente conhecido como vitamina A, é a maneira mais suave do ácido retinoico e não causa resulta em descamação na pele nem irritação. Além da ação antioxidante, o retinol acelera o processo de renovação das celulas, sem alterações de DNA e adia o envelhecimento. Uma nova pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, mostra também a ação antiflacidez do retinol. Quando usado a longo prazo, por aproximadamente cerca de dois anos, é capaz de fixar de vez na pele o colágeno que foi produzido, ou seja, é firmeza garantida! Quer coisa melhor?

4. Ácido kójico
O ácido kójico, substância tida a partir de um cogumelo, tem algumas vantagens sobre outros similares em relação a todos os compostos antimanchas existentes: não é irritante nem fotossensível – ou seja, pode ser usado tranquilamente durante o dia sem que você corra o risco de ficar com a pele ainda mais manchada. Inibe a formação de melanina, clareando a manchada já existente e previne a piora. Também pode ser associado a outros ativos, como o ácido glicólico, que potencializa a ação dele.

5. Vitamina C
Quridinha dos dermatologistas por seu desempenho, deixa o rosto simplesmente luminoso! Mas, por ser uma molécula muito instável, nem todos os produtos eram capazes de oferecer esse ativo com boa qualidade. Se acordo com um estudo da Universidade de Duke , nos Estados Unidos, a vitamina C pura com concentração de 5% a 20% é a forma mais eficaz da substância. Para conseguir uma boa penetração na pele, deve estar contida em um veículo de pH ácido, como o sérum. Hoje, muitos cosméticos possibilitam essa ação.

 

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter