Cerca de 5% da população mundial usou algum tipo de droga ilícita em 2010

Acontece

Cerca de 230 milhões de pessoas (5% da população adulta, com idade entre 15 e 64 anos) pode ter usado alguma droga ilícita pelo menos uma vez em 2010. A estimativa foi apontada pelo Relatório Mundial sobre Drogas 2012, divulgado hoje (26), Dia Mundial de Combate às Drogas, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (Unodc). São aproximadamente 27 milhões de pessoas afetadas diretamente pelo problema da droga, o que representa 0,6% da população mundial.

O relatório aponta que praticamente uma em cada 100 mortes entre adultos é atribuída ao uso de drogas ilícitas. Segundo a publicação, o consumo e a produção de drogas ilícitas, como a cocaína, a heroína e a maconha, têm ficado estável, apesar de mudanças nos fluxos e mercados de consumo dessas substâncias. O relatório mostra ainda que 13% dos usuários de drogas têm problemas com a dependência, incluindo distúrbios e o aumento da incidência de contração do vírus HIV, de hepatite C e hepatite B – entre usuários de substâncias injetáveis.

Ainda em relação ao uso de drogas, segundo o relatório do Unodc, a maconha e os estimulantes do tipo anfetaminas são as drogas mais usadas no mundo. Mundialmente, o consumo de cocaína ficou estável, com o número de usuários estimado em 2010 entre 13,3 milhões e 19,7 milhões, correspondendo a 0,4% da população adulta mundial. Os principais mercados da droga continuam sendo a América do Norte, a América do Sul e as Europas Central e Ocidental.

No Ceará, para marcar a data e o trabalho de apreensão de drogas, a Polícia Federal do Ceará (PF) incinera nesta terça-feira mais de 2,4 toneladas de drogas ilícitas apreendidas nas operações de combate ao tráfico entre 2011 e 2012. Só este ano, já foram apreendidos 285 quilos de cocaína e 823 quilos de maconha.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter