A Galeria Mariana Furlani promove, nesta quarta-feira (27), uma conversa descontraída sobre as etapas de processo criativo dos sete artistas da Exposição +. Wilson Neto, Alexia Brasil, Cecília Castellini, Nicia Bormann, Vera Dessart, Vera S. Dessart e Zeina Romcy tem um encontro marcado com a pesquisadora Cláudia Marinho, e a partir das 17 horas onde colocam sobre a mesa as mais variadas ideias sobre arte.
Professora de design, Cláudia é doutora em semiótica pela PUC de São Paulo. “Vou falar sobre uma lógica do processo criativo. Desmistificar um pouco essa ideia que a criação é só intuição”, explica. Para a pesquisadora, a obra de arte é trabalho e raciocínio, inspiração principalmente de transpiração. “Na minha pesquisa, eu considero como produto da criação não somente a obra, mas o próprio processo de construção”, completa.
Os sete artistas entrecruzaram seus dons artísticos nas paredes da Galeria – estão dispostas também as joias feitas por Vera Dessart. Durante as etapas de construção das obras, um tipo de manifestação artística também se configurava ali. “Nós temos as joias, infogravura, pintura, aquarela, colagem… É um trabalho com muitas mãos”, detalhou Wilson Neto.
Na ocasião também será exibido um vídeo sobre a exposição, feito por Nílbio Thé, nele os artistas contam sobre suas trajetórias e algumas das obras. O vídeo é uma parceria da Galeria Mariana Furlani com a Universidade de Fortaleza – UNIFOR. A mostra teve início dia 31 de Maio e segue até 30 de Julho.
Serviço
+Conversa: Bate papo com a pesquisadora Cláudia Marinhos e os artistas da Exposição +
Local: Galeria Mariana Furlani, Rua Canuto de Aguiar, 1401 – Varjota.
Data: Quarta-feira (27) às 17h
Contato: (85) 3242-2024.
Fotos: Reprodução