Outorgado pelo Sistema Verdes Mares de Comunicação, o Troféu Sereia de Ouro foi idealizado pelo industrial Edson Queiroz e, há 42 anos, homenageia as quatro personalidades que mais obtiveram destaque no Ceará ao decorrer dos anos em virtudes dos feitos profissionais, que trazem orgulho e benefícios diretos ao Estado.
Esse ano, um dos homenageados é o ex-ministro da integração nacional e ex-governador, Ciro Gomes, graduado em Direito pela Universidade Federal do Ceará, Ciro foi eleito Deputado Estadual em 1982, aos 25 anos. Reeleito em 1986, assumiu a liderança do governo de Tasso Jereissati na Assembléia Legislativa do Ceará. Foi Prefeito de Fortaleza em 1988, Governador do Estado do Ceará em 1990, Ministro da Fazendo no governo de Itamar Franco e Ministro da Integração Nacional do governo Lula e candidato à presidência da República nas eleições de 1998 e 2002.
Em entrevista exclusiva para o Portal No Pátio, o ex-ministro da integração nacional e ex-governador, Ciro Gomes deixa clara a sua satisfação em ser um dos escolhidos para receber o Troféu Sereia de Ouro 2012 “Fico muito honrado, pois o Troféu Sereia de ouro é uma das homenagens mais influentes do Estado e também fico agradecido pela lembrança visto que tenho uma relação de grande respeito pelo Grupo Edson Queiroz, começando pelo seu pioneiro Edson Queiroz – a quem tive o prazer de conhecer – e a quem pelos filhos tenho grande carinho, a exemplo de Renata Jereissati, uma extraordinária mulher”.
Os outros três escolhidos para receber o Troféu Sereia de Outro são Roberto Monteiro Gurgel dos Santos, procurador geral da república; o médico Alberto Lima de Souza, especialista pela Sociedade Brasileira de Pedriatria, e Euvaldo Bringel Olinda, presidente do Instituto Frutal.
O Troféu será entregue aos homenageados em uma belíssima cerimônia no Theatro José de Alencar, no dia 28 de Setembro, às 21 horas.
Foto: Reprodução