Sentir raiva faz bem para você, diz pesquisa

Comportamento

Nada de ficar se reprimindo, é hora de esquecer aquele velho papinho de respirar fundo e ter calma. Sentir raiva, vez ou outra, pode ser até bom para você! E olha que bacana, a raiva pode até diminuir o nível de stress, dá para acreditar? Pode até parecer um pouco contraditório, mas foi o que constatou uma pesquisa feita pela Universidade de Valencia, na Espanha.

Cerca de 30 homens participaram do estudo e foram induzidos a situações que despertavam a raiva.  A partir daí os cientistas fizeram vários tipos de exames, mediram a pressão sanguínea, batimentos cardíacos e analisaram os níveis de testosterona e cortisol no organismo. Os estudos revelaram que a raiva, além de diminuir o nível de cortisol (hormônio responsável pelo estresse) no sangue, os momentos de raiva são registrados no lado esquerdo do cérebro – que é o lado por onde passam as boas emoções. Além disso, a raiva faz você desencadear uma sensação de proximidade, o que pode até te deixar feliz!

Proximidade, mas como assim? Neus Herrero, o líder da pesquisa explica isso: “Normalmente, quando estamos bravos mostramos uma tendência natural de chegar mais perto daquilo que nos incomoda, para eliminá-lo”. Ou seja, o cérebro só registra a aproximação, mas não vê o estímulo negativo que veio dela. Aí você fica feliz. E menos estressado!

Então já que foi dada a dica do dia, e agora que você sabe que é sempre bom ter uma raivinha vez ou outra, permita-se! Só não vá exagerar, afinal, como tudo na vida, tudo em excesso pode ser prejudicial.

 

Foto: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter