Laboratório francês anuncia 1ª vacina contra dengue

Acontece

Foi anunciada ontem (25), a primeira vacina do mundo contra a dengue. A vacina pode proteger contra três das quatro cepas virais causadoras da doença, de acordo com resultados de um aguardado teste clínico na Tailândia. Ela foi desenvolvida pelo laboratório francês Sanofi AS.

No mundo, a dengue ameaça quase 3 bilhões de pessoas, destas, milhões só no Brasil. Para a Sanofi, a prova de eficiência é um marco importante nestas sete décadas de luta para desenvolver uma vacina viável contra a dengue, e que os resultados também confirmam que a fórmula é segura.

A vacina da Sanofi gerou uma resposta imunológica às quatro cepas, mas só houve comprovação da sua eficácia contra três delas. A Sanofi disse estar realizando análises para entender a resistência do quarto tipo, e que a Fase 3 do teste clínico poderá indicar se isso tem relação com alguma situação específica da Tailândia.

No entanto, o analista Mark Clark, do Deutsche Bank, disse que a falta de proteção contra o quarto tipo do vírus significa que o lançamento comercial da vacina é mais provável em 2015 do que em 2014, pois a Sanofi aguardará a Fase 3 antes de protocolar o pedido de registro em alguns países.

No Brasil, Fortaleza foi a segunda cidade em número de óbitos em 2011 e 2012, segundo dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), do Ministério da Saúde. Os dados são referentes ao intervalo entre os meses de janeiro e abril. Em 2011 a cidade do Rio de Janeiro constatou no período, 43 óbitos, e Fortaleza 23. Este ano, as duas cidades apresentaram menor número nos óbitos (Rio de Janeiro, 15 e Fortaleza 5), o que não deixa de ser menos preocupante e que ações mais concretas de combate a doença sejam efetivadas.

 

Foto: reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter