O Ibope divulgou ontem (30) sua primeira pesquisa de intenção de voto para a prefeitura de Fortaleza. Moroni Torgan (DEM), se consolida em primeiro lugar, com 32% das intenções de voto. Bem atrás, em um cenário ainda incerto quanto a quem vai para um provável segundo turno estão Inácio Arruda (PCdoB), com 15%, Heitor Férrer (PDT), com 11% e Renato Roseno (Psol), com 10% das preferências. A margem de erro da pesquisa é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.
O quadro geral da pesquisa se apresenta da seguinte forma:
- Moroni Torgan (DEM) – 32%
- Inácio Arruda (PC do B) – 15%
- Heitor Ferrer (PDT) – 11%
- Renato Roseno (PSOL) – 10%
- Roberto Cláudio (PSB) – 8%
- Marcos Cals (PSDB) – 6%
- Elmano de Freitas (PT) – 4%
- Francisco Gonzaga (PSTU) – 1%
- Valdeci Cunha (PRTB) – 1%
- André Ramos (PPL) – não alcançou 1%
A pesquisa foi contratada pela TV Verdes Mares e registrada no Tribunal Regional Eleitoral com o número 00006/2012. Entres os dias 27 a 29 de julho, o Ibope ouviu 602 eleitores.
Com muita coisa ainda para acontecer até às eleições em outubro, o cenário de intenção de votos mostra ainda que, ao mesmo que Moroni Torgan aparece em primeiro lugar, também lidera quanto à rejeição do eleitor, 34% dos entrevistados, não votariam em Moroni, segundo o Ibope.
Inácio Arruda (PC do B) tem 27% de rejeição, Elmano de Freitas (PT), 22%; Francisco Gonzaga (PSTU), 21%; Marcos Cals (PSDB), 16%; professor Valdeci Cunha (PRTB) e Roberto Cláudio (PSB), 15% cada um; Renato Roseno (PSOL) com 14%; André Ramos (PPL) com 13%; e Heitor Ferrer (PDT) com 12%. Segundo o Ibope, 6% disseram que poderiam votar em todos os candidatos. Outros 9% não sabem ou não responderam.
Foto: reprodução